Exemplo de superação contra diversas contrariedades, o ex-piloto Alessandro Zanardi vai dar seguimento em casa ao processo de recuperação das sequelas resultantes de um violento acidente de bicicleta de mão em junho de 2020.

Ex-piloto de Fórmula 1, Champ Car e carros de turismo, Zanardi foi vítima de um violento acidente quando participava numa prova de bicicleta de mão em Itália, há cerca de ano e meio, acabando por ser hospitalizado com lesões graves na cabeça. Agora, porém, sabe-se que o italiano de 55 anos vai dar continuidade à recuperação em casa, fazendo aí uma parte da reabilitação.

A sua esposa, Daniela Zanardi, deu uma entrevista ao site da BMW Motorsport, marca da qual o italiano é embaixador, explicando como está a decorrer a reabilitação de Zanardi, embora mantenha algum secretismo em torno do seu atual estado físico.

“A recuperação continua a ser um longo processo. O programa de reabilitação levado a cabo pelos médicos, fisioterapeutas, neuropsicólogos e terapeutas da fala permitiu um progresso firme. Claro, existem algumas contrariedades que ainda podem ocorrer. Por vezes, há também que dar dois passos atrás de forma a dar um em frente. Mas o Alex prova outra vez que é um verdadeiro lutar”, revelou Daniela Zanardi, explicando que, apesar de estar agora em casa, ainda terá de passar alguns períodos de tempo em clínicas especiais para levar a cabo mais evoluções na reabilitação.

A sua esposa indica ainda que a sua saída do hospital permite outra abordagem anímica para o ex-piloto, “já que, devido à situação do Coronavírus, o Alex só teve pessoas com máscaras e equipamentos de proteção à sua volta durante um ano e meio. Além disso, dadas as medidas extensas e importantes tomadas pela clínica, as possibilidades de visita eram, claro, muito restritas”. Daniela clarifica que apenas ele, o filho e a mãe do ex-piloto tinham autorização para visitá-lo, mas apenas uma pessoa por dia e cerca de 90 minutos.

Ainda assim, os indicadores do estado de saúde revelados por Daniela Zanardi apontam para uma recuperação positiva por parte de Alessandro Zanardi: “No que diz respeito à sua condição física, há imensos progressos. O Alex tem cada vez mais força nos braços, aumentou bastante. E, ao contrário do hospital, onde estava bastante tempo na cama, o Alex passa agora a maior parte do dia na cadeira de rodas connosco. Apenas descansa um pouco à tarde após o almoço”.