A Alpine revelou os seus carros para as temporadas de 2024 de Fórmula 1 e do Mundial de Endurance (WEC), neste caso, os A524 e A424 Hypercar, respetivamente.

Numa apresentação conjuntar, a Alpine revelou os seus monolugares para a competição ao mais alto nível, num evento que teve lugar na fábrica da companhia, em Enstone, no Reino Unido.

Na Fórmula 1, o A524 volta a apresentar uma decoração maioritariamente em azul, embora em oito das 24 corridas da temporada, o cor de rosa de um dos patrocinadores da equipa, vá assumir a predominância.

Esteban Ocon e Pierre Gasly manter-se-ão aos comandos dos monolugares da Alpine, com o novo carro a ser totalmente revisto para obter o máximo partido de um pacote aerodinâmico mais elaborado a ser desenvolvido ao longo dos próximos dois anos. Jack Doohan será o terceiro piloto da formação de Enstone.

Por seu turno, o A424 Hypercar assinala a entrada da Alpine na categoria principal do WEC, depois de uma primeira abordagem com recurso a um chassis LMP2 atualizado para as regras atuais, mas sem as devidas competências para competir com marcas como a Toyota. Agora, tirando partido dos regulamentos LMDh, que dá a hipótese de construir um carro a partir de um de quatro fornecedores de chassis, a Alpine construiu um modelo oficial para se bater com Toyota, Ferrari, Porsche, Cadillac, Lamborghini, entre outras.

O A424 Hypercar terá por base um chassis da Oreca e um motor altamente evoluído da Mecachrome, adaptado aos requisitos da categoria.

Quanto a pilotos, a formação francesa contará com seis distribuídos por dois carros: Paul-Loup Chatin, Charles Milesi e Ferdinand Habsburg estarão num e Nicolas Lapierre, Matthieu Vaxiviere e Mick Schumacher farão equipa no outro.

Bruno Famin, diretor da Alpine Motorsports e diretor da equipa BWT Alpine F1, explicou que “ver os dois carros reais aqui hoje é uma prova de todo o trabalho árduo que é feito nos bastidores pelos nossos milhares de pessoas talentosas nas nossas fábricas no Reino Unido e em França. A próxima etapa do nosso percurso é levar tudo para a pista, assegurando a excelência operacional a todos os níveis e desenvolvendo a dinâmica e a mentalidade de todas as nossas equipas. Estamos todos ansiosos por continuar a trabalhar para trazer o sucesso ao nome Alpine”.

O A424 Hypercar fará a sua estreia oficial em pista nos próximos dias, no Prólogo do Catar, onde terá também a primeira prova do calendário. Por seu turno, o A524 de Fórmula 1 fará um shakedown a 20 de fevereiro, partindo depois para três dias de testes oficiais no Bahrein, entre 21 e 23, antes do arranque da temporada, a 3 de março, também em Sakhir.