A Fórmula 1 prossegue este fim de semana no Azerbaijão, local que tem proporcionado algumas corridas de intensa emoção nas épocas passadas. Lewis Hamilton e a Mercedes-AMG chegam a Baku na frente do campeonato, contrariando até ao momento todo o favoritismo que a Ferrari havia construído nos testes da pré-temporada. Aliás, até ao momento, apenas a formação da marca alemã conhece o ‘sabor’ do triunfo e logo com três ‘dobradinhas’.

Tudo a correr ‘sobre rodas’ para a Mercedes-AMG, que não esperava certamente chegar à quarta corrida do ano com três ‘dobradinhas’, com Lewis Hamilton a vencer duas provas e Valtteri Bottas uma. A marca alemã aproveitou da melhor forma as dificuldades da Ferrari, que não tem conseguido extrair todo o potencial do SF90, sendo que na única corrida até aqui que o monolugar transalpino esteve em posição de vencer foram os erros de Sebastian Vettel e os problemas mecânicos d Charles Leclerc a travar um potencial triunfo.

Contudo, procurando virar os acontecimentos a seu favor, a Ferrari leva para Baku o seu primeiro pacote de melhorias do SF90, reagindo aos progressos constantes feitos pela Mercedes ao longo das últimas corridas, ao passo que o carro de Maranello manteve a mesma configuração aparente. O objetivo é recolocar-se na luta pelos triunfos, ainda para mais num circuito em que as longas retas poderão favorecer a melhor velocidade de ponta dos Ferrari, naquele que é um dos pontos fortes do SF90.

Outra surpresa poderá vir dos Red Bull Honda, mais concretamente pelas mãos de Max Verstappen, que tem demonstrado competitividade bastante aceitável nas três primeiras corridas, batendo com facilidade o seu companheiro de equipa Pierre Gasly, ainda a braços com a adaptação ao Red Bull.

Com 6 km de extensão, o circuito de Baku é o mais longo urbano do calendário. Apenas Spa-Francorchamps é mais longo que Baku.

Depois, a batalha pelos lugares seguintes promete ser bastante renhida, com muitas equipas em posição de disputar as derradeiras posições pontuáveis: desde a Alfa Romeo à Renault, passando ainda pela McLaren, pela Haas, pela Toro Rosso e pela Racing Point, num pelotão muito renhido em que o menor erro pode dificultar a tarefa aos pilotos na corrida.

Na cauda deverão continuar os dois Williams, com George Russell e Robert Kubica a esperarem mais uma prova longe dos pontos.

Todas as sessões do fim de semana terão transmissão em direto na Eleven Sports e na aplicação oficial da Fórmula 1. O Azerbaijão marca ainda o regresso da Fórmula 2, que prossegue neste circuito citadino depois da abertura no Bahrein.

Horários

Treinos Livres 1 Sexta-feira 10h00
Treinos Livres 2 Sexta-feira 14h00
Treinos Livres 3 Sábado 11h00
Qualificação Sábado 14h00
Corrida Domingo 14h00