Max Verstappen (Red Bull) garantiu a pole position para o GP da Austrália, em Melbourne, com o piloto neerlandês a bater os dois pilotos da Mercedes, com George Russell a ficar à frente de Lewis Hamilton.

Numa sessão de qualificação que ficou marcada pela ameaça constante da chuva, Verstappen elevou a fasquia de forma substancial na sua última tentativa, ao fazer uma volta em 1.16,732s, com Russell a aproximar-se na última tentativa, mas a ficar a 0,236s, enquanto Hamilton saltou depois para o terceiro posto, a 0,372s, naquele que é um ótimo resultado para a dupla da marca alemã.

Fernando Alonso (Aston Martin) ficou com a quarta posição da grelha, a 0,407s, tendo visto Verstappen igualá-lo no número de pole positions (22).

Os Ferrari não tiveram argumentos para lutar pela pole, com Carlos Sainz a ser o melhor da equipa italiana, na quinta posição, enquanto Charles Leclerc foi o sétimo, ficando Lance Strolll (Aston Martin) a separá-los.

Alex Albon (Williams) esteve em excelente forma ao fazer o oitavo tempo, com Pierre Gasly (Alpine) e Nico Hulkenberg (Haas) a encerrarem o lote dos dez primeiros.

https://twitter.com/F1/status/1642057456330346498?s=20

Nota para a péssima qualificação de Sergio Pérez (Red Bull), vencedor do último grande prémio e segundo do campeonato de pilotos, que após uma terceira sessão de treinos livres bastante difícil, não conseguiu evitar um despiste na primeira fase da qualificação, partindo assim amanhã da 20ª posição da grelha.