Charles Leclerc (Ferrari) regressou às pole positions na Fórmula 1, garantindo o primeiro lugar na grelha de partida para a corrida principal do GP dos EUA, que se disputa em Austin, no Texas. O piloto monegasco foi o mais rápido na qualificação, com Max Verstappen (Red Bull) a garantir apenas o sexto lugar após perder o seu melhor tempo por exceder os limites da pista.

Desde o GP do Azerbaijão que Leclerc não assegurava uma pole position, conseguindo agora quebrar esse hiato com uma excelente prestação no circuito de Austin, no Texas, no qual haverá ao longo de sábado também uma corrida Sprint, mais curta e com qualificação dedicada.

Na qualificação para a corrida principal, o piloto da Ferrari fez a volta mais rápida em 1.34,723s, embora Verstappen tenha conseguido fazer um tempo ainda melhor (por apenas 0,006s) que viria a ser apagado por exceder os limites da pista na sua derradeira tentativa da Q3. Dessa forma, Leclerc garante a pole e terá a seu lado o britânico Lando Norris (McLaren), que parte novamente na primeira linha da grelha e confirma as melhorias da formação britânica.

Norris foi apenas 0,009s mais veloz do que o seu compatriota Lewis Hamilton (Mercedes), que irá partir da terceira posição, com um grande equilíbrio entre as posições da frente a prometer muita luta e indecisão no resultado final da corrida. Com efeito, os nove primeiros ficaram separados por cerca de meio segundo, com Carlos Sainz (Ferrari), George Russell (Mercedes), Verstappen, Pierre Gasly (Alpine), Esteban Ocon (Alpine) e Sergio Pérez (Red Bull) a ficarem bastante próximos entre si.

No top 10, apenas Oscar Piastri ficou mais distante, com o segundo McLaren.

A grande surpresa desta sessão de qualificação, em Austin, foi o afastamento prematuro dos dois Aston Martin logo na Q1, com Fernando Alonso a ser apenas 17º e Lance Stroll o 19º.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.