Max Verstappen (Red Bull) dominou a corrida Sprint do GP dos Estados Unidos da América (EUA), ficando à frente de Lewis Hamilton (Mercedes) e de Charles Leclerc (Ferrari).

O recém-coroado campeão do mundo havia garantido a pole position na sessão dedicada a esta prova de apenas 19 voltas, à frente de Leclerc e de Hamilton, conseguindo vencer depois de liderar do princípio ao fim.

Com efeito, o único momento em que teve de se aplicar foi na partida, já que Leclerc ainda chegou a estar ao lado do Red Bull, mas uma defesa mais robusta de Verstappen permitiu-lhe manter o comando. Por seu turno, a manobra acabou por deixar Leclerc à mercê de Hamilton, que não hesitou em saltar para o segundo posto.

O britânico da Mercedes ainda conseguiu manter-se em distância de DRS (ou seja, a menos de um segundo) do Red Bull, mas foi perdendo terreno de forma gradual, acabando a corrida a 9,4 segundos do vencedor. Porém, também não teve de se preocupar com qualquer ameaça por parte de Leclerc, já que o monesgasco foi igualmente perdendo tempo e terminou, sensivelmente, à mesma distância de Hamilton.

Lando Norris terminou em quarto e praticamente colado a Leclerc depois de ter sido surpreendido na partida por Carlos Sainz (Ferrari), que sendo o único dos 20 pilotos a utilizar os pneus macios, galgou duas posições, batendo também Oscar Piastri (McLaren) na primeira volta. Norris chegou a estar a mais de cinco segundos de Leclerc, mas foi capaz de recuperar até à traseira do Ferrari, dando indicações de um excelente ritmo para a prova principal deste domingo.

Sainz foi perdendo posições à medida que os seus pneus macios iam perdendo eficácia, tendo sido batido por Norris e também por Sergio Pérez (Red Bull), que foi o quinto, mas segurando o outro Mercedes, de George Russell, atrás de si para terminar em sexto. Já Russell ultrapassou Piastri por fora da pista e foi penalizado em cinco segundos, que foram adicionados ao tempo final de prova. Desta forma, embora tenha terminado atrás de Sainz, perdeu também uma posição para o Alpine de Pierre Gasly, que foi promovido ao sétimo lugar, com Russell a ser o oitavo e a garantir o último dos oito pontos disponíveis.

https://twitter.com/F1/status/1715861440425308513