Max Verstappen (Red Bull) foi o mais rápido no derradeiro dia de testes de pré-temporada da Fórmula 1, que decorreram no Bahrein, parecendo a equipa austríaca a mais forte neste arranque de época. Com os testes finalizados, a próxima vez que os monolugares se encontrarem, neste mesmo circuito, dentro de cerca de dez dias, será já para a primeira corrida.
Como sucede todos os anos, os tempos por volta são algo enganadores na apreciação da ordem e da força dos diferentes carros, uma vez que cada equipa tem o seu próprio programa de desenvolvimento e a pista também nunca está na mesma condição. No entanto, após os três dias de ensaios no circuito de Sakhir, a ideia de que os Red Bull estão em muito boa não é descabida, atendendo à forma como Verstappen e Sérgio Perez participaram nos testes.
Neste último dia, uma grande parte dos trabalhos passou por simulações de qualificação, com Max Verstappen a cotar-se como o mais veloz com um tempo de 1.28,960s, embora o novato Yuki Tsunoda, com um AlphaTauri, tenha sido apenas 0,093s mais lento, mostrando também que a nova unidade de potência desenvolvida pela Honda está num ótimo nível de performance. Resta ainda mencionar que Perez, que pilotou o Red Bull na parte da manhã, terminou o dia com o oitavo tempo.
Carlos Sainz, da Ferrari, ficou com o terceiro melhor tempo do dia, com uma volta a 0,651s mais lenta do que a obtida por Verstappen, tendo sofrido um ligeiro problema hidráulico no SF21. Ainda assim, a equipa italiana parece ter debelado alguns dos problemas fundamentais do monolugar de 2020, sobretudo na velocidade de ponta.
Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) ficou com a quarta melhor marca, a 0,806s, dando também um bom indicador quanto à nova unidade de potência desenvolvida pela Ferrari e que equipa igualmente o monolugar da Alfa. O finlandês não evitou um ligeiro desentendimento com Sainz mesmo ao cair do pano, acabando por ser dos poucos momentos ‘quentes’ em pista neste último dia de testes, embora sem danos para ambas as partes.
O campeão do mundo Lewis Hamilton terminou o dia com o quinto melhor tempo, tendo lidado igualmente com mais um problema mecânico no seu Mercedes-AMG, tendo ficado a 1,065s do melhor tempo. O novo carro da equipa campeão demonstrou por diversas vezes alguma dificuldade de aderência, além de alguns problemas mecânicos, mas não seria a primeira vez que os ensaios de pré-temporada abaixo das expectativas se convertiam em triunfos assim que a temporada começa.
George Russell, com um Williams, ficou com a sexta melhor marca do dia, à frente de Daniel Ricciardo (McLaren-Mercedes), também autor de uma boa de testes na sua nova equipa. Perez foi o oitavo, na frente do regressado Fernando Alono (Alpine) e de Charles Leclerc (Ferrari).
No fundo da tabela no último dia ficaram os dois Aston Martin, que hoje tiveram alguns problemas mecânicos, com Sebastian Vettel (16o) e Lance Stroll (17o) a não fazerem qualquer tentativa de qualificação neste último dia.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.