No primeiro dia de testes de pré-temporada do Mundial de Fórmula 1, no Bahrein, Max Verstappen (Red Bull) impôs um ritmo impressionante, a que se somou ainda uma fiabilidade a toda a prova. No entanto, estes dias servem para esconder bastante o ‘jogo’…

A única certeza que existe é que o Red Bull RB20, o monolugar de 2024, é uma evolução bastante competente do carro que dominou na época passada, com Verstappen a liderar na parte da manhã, então à frente de Charles Leclerc (Ferrari), e a melhorar bastante o ritmo na parte da tarde, fazendo uma volta um segundo mais rápida do que aquela produzida por Lando Norris (McLaren), em 1.31,344s. Mais revelador ainda é o facto de o neerlandês ter feito diversas voltas num tempo semelhante àquela que lhe deu o melhor ‘crono’ do dia, sempre com o pneu de composto macio C3.

Norris saltou para o segundo posto na parte da tarde, gastando mais 1,140s do que Verstappen, ao passo que Carlos Sainz (Ferrari) fez o terceiro tempo do dia, a 1,240s do líder. Daniel Ricciardo (RB) ficou com a quarta posição, numa boa prestação para a renovada equipa de Faenza, a 1,255s do mais rápido.

Pierre Gasly (Alpine) ficou em quinto, à frente de Lance Stroll (Aston Martin), Leclerc e de Oscar Piastri (McLaren), com o primeiro dia de testes a demonstrar uma enorme fiabilidade por quase todas as equipas.

Ainda assim, a Williams sentiu alguns problemas mecânicos na parte da manhã, encurtando o trabalho de Alex Albon, enquanto na parte da tarde foi a vez de Logan Sargeant causar alguma preocupação após um despiste a alta velocidade na curva 9, que não teve grandes consequências que não apenas um jogo de pneus estragado.