A temporada de 2021 de Fórmula 1 estará bem composta por pilotos jovens provenientes da Fórmula 2: além de Nikita Mazepin e de Mick Schumacher na Haas, o ‘rookie’ do ano na modalidade, o japonês Yuki Tsunoda, foi confirmado na AlphaTauri ao lado de Pierre Gasly.

No final do Grande Prémio de Abu Dhabi, Daniil Kvyat já havia dado conta de alguma incerteza na sua continuidade ao serviço da equipa de Faenza, ‘irmã’ da Red Bull Racing. Agora surgiu a confirmação de que o russo estará fora da AlphaTauri em 2021, cedendo o seu lugar ao japonês, que é um dos integrantes da academia de jovens pilotos da Red Bull e da Honda (fornecedora de motores de ambas as formações).

Autor diversas prestações de excelência em 2020 na Fórmula 2, Tsunoda terminou o campeonato em terceiro lugar, com a Carlin, apenas atrás do campeão Mick Schumacher (Prema) e de Callum Ilott (UNI-Virtuosi). Com este resultado, o piloto de 20 anos garantiu a Super Licença necessária para ascender à Fórmula 1.

No total, Tsunoda venceu três corridas, obtendo um total de sete pódios. Será o regresso de um piloto japonês à Fórmula 1 – o último a fazê-lo foi Kamui Kobayashi, em 2014.

“Tal como a grande maioria dos pilotos, sempre tive o objetivo de competir na Fórmula 1, pelo que estou bastante feliz com estas notícias”, referiu Tsunoda, agradecendo também a todos os elementos que contribuíram para a sua chegada à modalidade rainha do automobilismo, desde os responsáveis da Red Bull à Honda, passando pela equipa Carlin, com que competiu na Fórmula 2 em 2020.

Tsunoda já cumpriu 300 quilómetros ao volante de um monolugar de 2018 da equipa num teste deste ano no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Imola, participando agora nos testes de jovens pilotos de Abu Dhabi, após o final da temporada.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.