António Félix da Costa será, uma vez mais, um dos nomes sonantes à partida da próxima temporada da Fórmula E, modalidade que no final de janeiro regressará à ação depois do período de defeso e com novidades no regulamento desportivo.

Já com um título na modalidade, Félix da Costa parte para a sua oitava época na competição, ao volante do novo DS E-Tense FE2021 da DS Techeetah, mas terá pela frente um pelotão sedento igualmente de triunfos, embora haja a registar a saída da Audi e da BMW desta modalidade no final da sétima época. O pelotão manterá, no entanto, um vasto lote de pilotos de grande talento, a começar desde logo pelo atual campeão Nyck de Vries (Mercedes-EQ), mas também por Jean-Eric Vergne (DS Techeetah), Sébastien Buemi (Nissan e.DAMS), Lucas di Grassi (Venturi), Sam Bird (Jaguar) ou Andre Lotterer e Pascal Wehrlein (ambos da Porsche).

Para 2022 está previsto um calendário de 16 corridas com novos locais confirmados, incluindo as estreias de Jacarta (Indonésia), Vancouver (Canadá) e Seul (Coreia do Sul). Uma vez mais, a primazia será dada a provas disputadas em centros urbanos, repetindo um formato que tem dado provas de sucesso. Porém, existirão igualmente algumas novidades a nível desportivo para a competição.

Assim, até dez minutos de tempo de prova a mais serão acrescentados para compensar paralisações causadas pelas entradas do safety car e pelas bandeiras amarelas em todo o circuito. Além disso, a potência dos carros ‘Gen2’ vai aumentar de 200 kW para 220 kW, conforme ratificado no Conselho Mundial da FIA de julho.

A qualificação irá passar a ter também um novo formato, com grupos e disputas individuais, com a modalidade a apostar numa maior competitividade com este modelo. As fases de grupos do novo formato de qualificação da Formula E – que também apresenta duelos frente a frente – serão aumentadas de 10 para 12 minutos e a primeira volta cronometrada de cada piloto deve ser completada dentro dos primeiros seis minutos. Os três pontos só serão atribuídos ao vencedor da pole position se todas as voltas cronometradas do duelo forem concluídas com a volta mais rápida em todas as sessões de qualificação, que já não atribuirão um ponto cada.

Os primeiros dois E-Prix da próxima temporada, em dupla ronda, têm lugar em Diriyah, na Arábia Saudita, com data marcada para 28 e 29 de janeiro. Berlim e Roma receberão agora uma dupla ronda, com dois E-Prix.

A Formula E é a categoria de automobilismo, organizada pela FIA, com monolugares exclusivamente elétricos, tendo arrancado em 2014 com o objetivo de neutralizar os efeitos das mudanças climáticas, e acelerar o desenvolvimento e adoção de veículos elétricos, sendo a modalidade de desportos motorizados que mais cresce a nível mundial.

Em Portugal, a competição tem transmissão em direto na Eleven.

Rondas

Localização

Data

1 e 2

Diriyah, Arábia Saudita

28 e 29 de janeiro 2022

3

Cidade do México, México

12 de fevereiro 2022

4 e 5

Roma, Itália

9 e 10 de abril 2022

6

Mónaco, Mónaco

30 de abril 2022

7 e 8

Berlim, Alemanha

14 e 15 de maio 2022

9

Jacarta, Indonésia

4 junho 2022

10

Vancouver, Canadá

2 de julho 2022

11 e 12

Nova Iorque, Estados Unidos

16 e 17 de julho 2022

13 e 14

Londres, Reino Unido

30 e 31 de julho 2022

15 e 16

Seul, Coreia do Sul

13 e 14 de agosto 2022

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.