/Fernando Alonso não vai ao GP do Mónaco para correr na Indy 500

Fernando Alonso não vai ao GP do Mónaco para correr na Indy 500

Grande surpresa! Fernando Alonso vai participar nas 500 Milhas de Indianapolis com a Andretti Autosport IndyCar, equipa gerida pelo antigo piloto da McLaren F1, Michael Andretti. Tendo em conta que a data é concomitante com o Grande Prémio do Mónaco de Fórmula 1, Jenson Button regressa à McLaren, bem mais cedo do que esperava.

O acordo foi mantido no mais completo segredo até à sua divulgação e esta terá sido a forma da McLaren e da Honda manterem o espanhol “feliz e contente”, como se percebe pelas suas palavras: “Estou imensamente excitado por correr nas Indy 500 com a McLaren, Honda e a Andretti Autosport. As Indy 500 são uma das mais famosas corridas do Mundo, e só têm rival nas 24 Horas de Le Mans e no GP do Mónaco de F1, que é uma pena não disputar. Mas voltarei ao cockpit do McLaren-Honda MCL32 no Canadá” disse Alonso.

Este é claramente um passo dado para manter Alonso contente, numa altura em que muitos já duvidam que o espanhol fique muito mais tempo em Woking, mas a verdade é como já ouvimos hoje dizer, Alonso tem 32 milhões de razões para permanecer na McLaren e pode simplesmente já ter “encolhido os ombros” e ficado resignado ao facto de estar a ser difícil criar condições para ser campeão do mundo de F1 pela terceira vez. Esteve muito perto com a McLaren em 2007, esteve posteriormente também perto com a Ferrari, mas se pensou que com a McLaren isso poderia ser possível, a verdade é que isso está cada vez mais longe de poder acontecer. Não duvidamos das suas palavras relativamente à qualidade das corridas que fez na Austrália e China, quando disse terem sido das melhores prestações da sua carreira, mas a realidade é que não passa do fim do pelotão, porque o carro não lhe permite mais…

Quanto às Indy 500, será a primeira experiência de Fernando Alonso na IndyCar e logo na sua mais famosa corrida. Como equipa, a McLaren venceu por duas vezes as Indy 500, em 1974 e 1976 com Johnny Rutherford, isto depois de Mark Donohue ter vencido em 1972 com um McLaren-Offenhauser da Roger Penske Entreprises. A última vez que um piloto de F1 correu na Fórmula 1 e nas Indy 500 na mesma época foi em 1994, quando Nigel Mansell realizou quatro Grandes Prémios com a Williams ao mesmo tempo que corria com Newman/Haas Racing. Três anos depois, Vincenzo Sospiri correu nas Indy 500 de 1997 depois de não ter conseguido qualificar-se para o GP da Austrália de F1 com um Lola.

José Luís Abreu/Autosport