A Ferrari anunciou o seu regresso à categoria principal de Le Mans, pelo que a marca italiana irá voltar assim a batalhar pelo triunfo na geral. Trata-se de um regresso de uma marca histórica a nível oficial, que irá aproveitar a mudança de regulamentos para a entrada em vigor dos Hipercarros (Hypercars).

Após um período de estudo e de análise, a marca italiana, que participou pela última vez naquela competição em 1973, prepara o seu regresso à mais icónica das competições de resistência precisamente na passagem do 50o aniversário daquela data, ou seja, em 2023. O início do desenvolvimento do novo carro para os regulamentos LMH arrancaram nas últimas semanas, com estudos de design e de simulação.

O programa de testes em pista, o nome do carro e os pilotos para as equipas serão anunciados futuramente.

Este anúncio abre uma nova porta para o departamento oficial de competição, que ao longo das últimas décadas tem-se dedicado em exclusivo ao Mundial de Fórmula 1, embora algumas vezes, sobretudo nos anos de ‘guerras’ comerciais com a entidade gestora da F1, o ex-presidente Luca di Montezemolo tenha ameaçado com a hipótese de transferir a marca para Le Mans. Porém, desta feita, o compromisso será paralelo, pelo que a Ferrari irá ter duas frentes oficiais em duas competições de topo.

O recorde da Ferrari em Le Mans é particularmente rico, com um total de 36 vitórias nas 24 Horas de Le Mans, embora aqui se incluam os triunfos em classes, da qual a GT tem sido a mais frequente nos tempos recentes.

Para John Elkann, Presidente da Ferrari, este é um regresso há muito ansiado e possibilitado agora pelas novas regras, que replicam também a missão mais sustentável dos veículos de estrada.

“Em mais de 70 anos de competição, em pistas por todo o mundo, levámos os nossos carros de rodas cobertas à vitória ao explorarmos soluções tecnológicas de ponta: inovações que nasceram da pista e que fizeram de cada carro de estrada produzido em Maranello extraordinário. Com o novo programa Le Mans Hypercar, a Ferrari volta a afirmar o seu empenho desportivo e determinação para ser protagonista nos maiores eventos motorizados globais”, refere.

Embora tenha nascido com muitas reticências, o novo regulamento de Hipercarros para Le Mans tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos e marcas envolvidas, sabendo-se que a Ferrari terá pela frente marcas como a Toyota, Scuderia Cameron Glickenhaus, Porsche, Peugeot e Audi.

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