A Ford Performance vai adicionar mais um desafio à sua estrutura de competição, confirmando a participação na edição de 2024 do Dakar, participando ao abrigo das regras T1+ da classe principal.

A marca americana já competiu ao mais alto nível na Fórmula 1, Endurance e ralis, mas ainda não havia participado na mais mítica prova de todo-o-terreno do mundo, o Dakar.

As versões de competição mais apuradas dos radicais Ford Ranger e do Ranger Raptor vão abrir o caminho para a expansão da Ford Performance para as competições todo-o-terreno a nível mundial, incluindo o famoso e temível Rali Dakar em 2024 e mais além. Para o efeito, irá contar com a cooperação dos parceiros de longa data, a M-Sport e a Neil Wooldridge Motorsport (NWM), que serão responsáveis pelo desenvolvimento e assistência dos veículos e pela gestão de eventos.

“Atacar um dos maiores eventos mundiais de todo-o-terreno – o Rali Dakar – foi sempre um dos nossos objetivos”, referiu Mark Rushbrook, Diretor Global da Ford Performance Motorsports. “Não podemos subestimar a enormidade do desafio que temos pela frente. Precisamos de chegar ao fim e adquirir conhecimentos, para já, com o Ranger T1+ e parceiros como a MSport e a NWM, que contribuem com a sua experiência. Juntos, podemos fazer coisas incríveis nas dunas de areia da Península Arábica”, completou Rushbrook.

O Ford Ranger será construído especificamente para competir na categoria Rally Raid T1+, na qual participam também marcas como a Toyota ou a Audi.

A equipa conjunta da Ford Performance, M-Sport e NWM implementou uma série de fases de desenvolvimento ao longo de 2023 e continua a testar a Ranger T1+, baseado na anterior geração global Ranger com motor EcoBoost de 3.5 litros. Prevê-se que as competições para testar o veículo incluam a Baja España Aragón, em Espanha, e o Rally du Maroc, em Marrocos, em julho e outubro, respetivamente, antes da participarem no Rali Dakar no próximo ano.

A pensar em 2025

A marca americana tem também o seu olhar já fixo na edição de 2025, com a Ford Performance e a M-Sport a desenvolverem uma versão totalmente nova e customizada do Ranger Raptor, concebida e construída de acordo com os regulamentos da classe T1+ do Dakar.

“O Rali Dakar posiciona-se no topo das competições todo-o-terreno a nível global. Alcançámos, ao longo dos anos um grande sucesso com a Ford nos ralis dos campeonatos FIA WRC, e estamos ansiosos por aplicar o mesmo nível de dedicação, energia e empenho para concorrer com o Ranger no Dakar”, afirmou Malcom Wilson, Director Geral da M-Sport.

A M-Sport é reconhecida como líder no desenvolvimento e na campanha do M-Sport Ford Puma HybridRally1 no Campeonato do Mundo FIA de Ralis, bem como como construtor dos motores para o programa Mustang GT3. A NWM tem desempenhado um papel fundamental desde o início do Rally-Raid Ranger, uma vez que a equipa desenvolveu e construiu unidades nas suas instalações em Pietermaritzburg, KwaZulu-Natal, especificamente preparadas para competir de acordo com os regulamentos Dakar T1+ no Campeonato Sul-Africano de RallyRaid (SARRC) e em todo o mundo.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.