Os monolugares de Fórmula 1 deverão regressar ao Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, no início de maio. A informação é avançada pelo site Autosport.com, esperando-se que o anúncio oficial seja feito na próxima quinta-feira.

A Fórmula 1 regressou a Portugal em outubro do ano passado, num calendário completamente reformulado devido à pandemia de Covid-19, tendo sido encarado na altura como um evento único. Porém, com a situação do novo coronavírus ainda longe de estar controlada a nível global, a Federação Internacional do Automóvel (FIA) e a Liberty, entidade que gere a modalidade, iniciaram já conversações para o acerto do calendário inicialmente estabelecido – com o GP da Austrália a sair já da sua posição como prova de abertura deste ano.

No calendário entretanto apresentado permanecia uma vaga em aberto, a 2 de maio, com o GP de Portugal a ganhar força para assumir aquele lugar. De acordo com o Autosport.com, a situação pandémica no nosso país terá atrasado a tomada de decisão, mas conversações recentes com a equipa por detrás do evento terão clarificado a situação para que a prova vá mesmo em frente.

A confirmação do GP de Portugal deverá ocorrer na próxima terça-feira, por ocasião de uma Comissão da F1.

Mas o regresso de Portugal ao calendário não é o único, uma vez que também Imola, em São Marino, irá regressar para o calendário de 2021, assumindo-se como a segunda prova da época após a ronda inaugural, no Bahrein, a 28 de março.

Na mesma reunião da Comissão da F1 da próxima quinta-feira, será debatida a possibilidade de instituir corridas ‘sprint’ nalgumas corridas de 2021, ou seja, em formato mais curto do que a corrida principal e com menos pontos atribuídos, como sucede na Fórmula 2 e Fórmula 3, que têm duas corridas por fim de semana.