Desde 2004 que o Mundial de Motociclismo visita o circuito de Losail, para uma prova disputada à noite, geralmente a abrir a temporada, assumindo-se como a 20a prova do campeonato de 2021, ainda bastante afetado pela pandemia de Covid-19. O evento catarense será o primeiro de uma tripla de provas no Médio Oriente, seguindo-se depois o primeiro GP da Arábia Saudita, de 3 a 5 de dezembro, e o GP de Abu Dhabi, de 10 a 12 de dezembro.
De acordo com a Fórmula 1, “havia uma grande vontade do Catar de ser útil à F1 e, à medida que se desenrolou este processo, a visão para uma parceria mais extensa foi discutida e acordada por dez anos”, explicando-se assim o acordo de dez anos assumido entre as duas partes. No entanto, as discussões quanto à localização do evento irão prosseguir, com os detalhes a serem anunciados posteriormente.
Porém, para o evento deste ano, a disputar em Losail, está prevista uma duração de 57 voltas ao circuito, não se sabendo ainda se também será disputado de noite, como sucede no MotoGP, ou à tarde.