Max Verstappen, ao volante de um Red Bull Honda, continua a dar cartas no Mundial de Fórmula 1, tendo garantido a pole position para o GP da Áustria, que se disputa este fim de semana, em Spielberg. Lewis Hamilton (Mercedes-AMG) não foi além do quarto lugar na qualificação.

Uma semana depois de ter triunfado neste mesmo circuito, Verstappen voltou a demonstrar a sua rapidez e superioridade, ao rodar em 1.03,720s, com o seu principal rival a ser na sessão de hoje o britânico Lando Norris, da McLaren, que conseguiu o melhor resultado da sua ainda curta carreira, com o segundo melhor tempo graças a uma volta em 1.03,728s.

Sérgio Perez (Red Bull) ficou com o terceiro melhor tempo, com uma volta em 1.03,990s, ficando imediatamente à frente de Hamilton, que voltou a não ter argumentos para contrariar o atual líder do campeonato, quedando-se pelo quarto lugar, com um tempo de 1.04,014s. O seu companheiro de equipa, Valtteri Bottas, parte de quinto, tendo atrás de si Pierre Gasly (AlphaTauri), novamente em ótima forma, na frente do seu companheiro Yuki Tsunoda.

Sebastian Vettel – que hoje completa 34 anos – foi o melhor da Aston Martin, em oitavo, mas a sua prestação poderá vir a ser afetada por uma penalização devido ao facto de ter estragado a derradeira tentativa de Fernando Alonso (Alpine) no final da Q2.

Brilhante foi a prestação de George Russell, que voltou a colocar um Williams na Q3, o que tem a particularidade especial de ter sido feito com pneus médios. A encerrar o top 10 ficou o outro Aston Martin de Lance Stroll.

Desta feita, os Ferrari ficaram ambos arredados do Q3 depois de terem apostado em pneus médios para a sua derradeira tentativa de chegar aos dez que passariam para a derradeira fase, com Carlos Sainz em 11o e Charles Leclerc em 12o.