A chuva forte que caiu pouco antes do início obrigou ao adiamento da prova em mais de meia hora, com o safety car a ser chamado para liderar o pelotão para quatro voltas de formação que serviu para os pilotos ambientarem-se às condições da pista. Começando todos com pneus para chuva forte, assim que o safety car regressou às boxes uma grande parte do pelotão entrou nas boxes para mudar de pneus para pneus intermédios.
Autor do melhor tempo na qualificação para a corrida Sprint, Verstappen apenas perdeu o comando devido a uma estratégia de paragem nas boxes diferente da de Piastri, já que o piloto da McLaren parou logo na segunda volta para montar pneus intermédios com a pista a secar progressivamente, enquanto Verstappen ficou em pista por mais uma volta com pneus para chuva forte.
Piastri assumiu o comando e susteve a pressão de Verstappen durante as primeiras voltas, mas no reinício da prova após uma fase de safety car devido ao despiste de Fernando Alonso (Aston Martin) foi ultrapassado na reta de Kemmel por Verstappen, enquanto mais atrás Pierre Gasly (Alpine) foi dos que mais beneficiou com as condições bastante difíceis de pista e chegou a terceiro.
O piloto francês conseguiu segurar depois a pressão de Sergio Pérez (Red Bull) e de Lewis Hamilton (Mercedes) para terminar no terceiro lugar. Já o mexicano da Red Bull e o britânico da Mercedes envolveram-se numa batalha que contou com um toque à mistura e com uma penalização de cinco segundos para Hamilton e num atraso para Pérez.
O piloto da Mercedes terminou em quarto, mas a penalização de cinco segundos atirou-o para o sétimo posto, atrás dos Ferrari de Carlos Sainz e de Charles e também do McLaren de Lando Norris. Os dois pilotos da marca italiana tiveram paragens nas boxes mais demoradas, resultando em perdas de posições em pista.George Russell (Mercedes) terminou em oitavo, após várias ultrapassagens, com Esteban Ocon (Alpine) e Daniel Ricciardo (AlphaTauri) a completarem o lote dos dez melhores nesta prova.
A corrida principal disputa-se amanhã, com Charles Leclerc (Ferrari) a partir da pole position, à frente de Pérez.