Numa pista que parece mais talhada para os monolugares da Red Bull, foi a Mercedes-AMG a ficar com a primeira linha da grelha de partida para o GP da Cidade do México, com Valtteri Bottas a garantir a pole position à frente de Lewis Hamilton, com o rival deste na luta pelo campeonato, Max Verstappen (Red Bull) a partir da terceira posição.

Na fase decisiva da qualificação, o piloto finlandês encontrou ritmo suficiente para assegurar a pole position, com uma volta em 1.15,875s na sua melhor volta, sendo mesmo o único a baixar do segundo 16. Hamilton ficou com a segunda posição, com uma volta em 1.16,020s, insuficiente para bater Bottas, mas eficaz na obtenção do segundo posto, à frente de Max Verstappen, que era apontado como o favorito à pole position, bem como o seu colega de equipa Sergio Pérez, que está em ‘casa’ este fim de semana em frente ao seu público.

Nas suas derradeiras tentativas, Pérez e Verstappen acabaram por ser atrapalhados por um erro de Yuki Tsunoda (AlphaTauri), que rodava imediatamente à frente dos dois pilotos da Red Bull. O japonês falhou a travagem para a Curva 11 e seguiu em frente, seguido quase de imediato por Pérez, enquanto Verstappen também se queixou de ter sido surpreendido, perdendo tempo.

Verstappen e Pérez vão partir dos terceiro e quarto lugares, enquanto Pierre Gasly (AlphaTauri) voltou a ter uma prestação exemplar em qualificação, garantindo mais um arranque do top cinco, com o quinto melhor tempo, à frente do Ferrari de Carlos Sainz, que se queixou de um problema no motor ao longo da qualificação.

A luta pela terceira posição no campeonato de Construtores entre a McLaren e a Ferrari promete continuar animada, até porque Daniel Ricciardo, da equipa britânica, foi o sétimo, logo à frente de Charles Leclerc, da Ferrari. Yuki Tsunoda e Lando Norris (McLaren) fizeram os dois últimos tempos da Q3, mas ambos irão ser relegados para o final da grelha de partida devido a penalizações por troca de motores.

A qualificação ficou ainda marcada pelo aparatoso despiste de Lance Stroll (Aston Martin) na curva Peraltada à entrada da reta da meta, ainda na Q1, o que obrigou à interrupção da sessão para a limpeza dos destroços e reparação da barreira.

A corrida no circuito mexicano tem início marcado para as 19:00 de Portugal Continental.