Esperava-se um grande duelo no circuito de Silverstone entre Hamilton e Verstappen na luta pelo triunfo, com o neerlandês a ocupar a pole position à frente do britânico, mas a luta só durou uma meia volta. Tendo arrancado melhor, Verstappen assumiu o comando com Hamilton logo atrás, em busca de um espaço para passar. Porém, uma manobra agressiva de Hamilton na curva de Copse causou o contacto da roda dianteira esquerda do Mercedes com a roda traseira direita do Red Bull, com este último a rumar desgovernado contra a barreira de pneus a alta velocidade. Verstappen saiu do seu carro bastante combalido – tendo ainda de passar pelo hospital para maior segurança – e a prova teve de ser interrompida para a remoção do monolugar acidentado e reparação da barreira. O impacto de Verstappen com a barreira de pneus deu-se a uns impressionantes 51G.
Charles Leclerc (Ferrari), que havia aproveitado a colisão entre os dois da frente para assumir o comando, ficava então na primeira posição no momento da bandeira vermelha. No recomeço, Leclerc segurou o comando, com Hamilton atrás e Valtteri Bottas (Mercedes-AMG) a ser batido por Lando Norris (McLaren), que assumiu a terceira posição.
De forma surpreendente, Leclerc foi-se mantendo a uma distância ‘saudável’ de Hamilton, até reportar problemas com cortes no motor do seu Ferrari, levando a diferença a cair para menos de um segundo, o que deixou Hamilton em zona de DRS. Porém, o problema de Leclerc solucionou-se após comunicação com as boxes e o Ferrari foi seguindo na frente, mesmo durante as paragens nas boxes para a troca de pneus.
Hamilton parou na 27ª volta, cumprindo os os dez segundos da sua penalização e caiu para trás de Lando Norris, na quarta posição, mas o seu ritmo mostrou-se avassalador, superando primeiro o piloto da McLaren e depois o seu colega de equipa, Bottas, que recebeu ordens de equipa para deixar passar Hamilton.
Na antepenúltima volta, na mesma curva da colisão com Verstappen, Hamilton desferiu o ataque final a Leclerc, que se manteve por fora, mas sofreu um desequilíbrio do seu monolugar e viu-se obrigado a alargar a trajetória, com Hamilton a saltar para o comando, que manteve até final para gáudio dos milhares de compatriotas que encheram as bancadas como na era pré-Covid.Hamilton mostrou-se emocionado por esta triunfo, enquanto Leclerc optou pela resignação perante a maior velocidade do Mercedes-AMG. Bottas ficou com a terceira posição, enquanto Norris foi o quarto, na frente do seu colega de equipa, Daniel Ricciardo, finalmente a conseguir boas prestações com a McLaren. O australiano conseguiu suster a pressão de Carlos Sainz (Ferrari) na fase final, com o espanhol a ser prejudicado por uma paragem nas boxes mais demorada devido a um problema com a roda dianteira esquerda.
Tendo partido de sétimo, Fernando Alonso (Alpine) terminou exatamente na mesma posição, à frente do Aston Martin de Lance Stroll, com as duas últimas posições pontuáveis a ficarem com Esteban Ocon (Alpine) e Yuki Tsunoda (AlphaTauri).
Com o resultado da prova de hoje, Hamilton encurtou a distância para Verstappen no Campeonato de Pilotos para apenas oito pilotos, com vantagem ainda para o piloto da Red Bull, que tem 185 pontos, contra 177 de Hamilton.