Para Hamilton, foi o seu quarto título consecutivo, depois de vencer um incrivelmente complicado GP da Turquia, tirando partido das condições bastante complicadas do piso e de uma estratégia arrojada para levar de vencida a prova, conseguindo assim celebrar da melhor forma a conquista do sétimo título mundial de pilotos na Fórmula 1, um feito que se julgava impossível de igualar.
Tendo começado com os pneus para chuva (estratégia comum a todos os pilotos, com exceção dos Williams de George Russell e de Nicolas Latifi), Hamilton trocou para os intermédios à oitava volta, conforme a pista ia secando, sendo um dos três pilotos a realizar apenas uma paragem, juntamente com Sergio Perez da Racing Point e Daniil Kvyat da AlphaTauri.
Efetuando um ótimo trabalho de gestão dos seus pneus, Hamilton realizou 50 voltas com o composto intermédio, enquanto Perez registou 48 voltas, tendo o mexicano da Racing Point terminado exatamente na mesma posição em que partiu, atrás de Lance Stroll, seu colega de equipa, que liderou a primeira fase da prova com bastante confiança. O canadiano viria a sofrer de problemas de granulação nos pneus do seu carro após a sua segunda paragem nas boxes, cruzando a meta apenas em nono lugar, num resultado inglório para Stroll.
Os Ferrari estiveram em particular boa forma nas condições complicadas de Istambul, com Sebastian Vettel a terminar em terceiro, no seu melhor resultado da época, que tem sido bastante complicada. O alemão, que foi dos primeiros a congratular Hamilton após a corrida, beneficiou da batalha na última volta entre Perez e Charles Leclerc, também da Ferrari, que procurou ultrapassar na antepenúltima curva, mas acabou por perder uma posição para o o seu colega de equipa ao travar bastante tarde.
Carlos Sainz, da McLaren, também foi autor de uma boa corrida, ao terminar em quinto, praticamente ‘colado’ ao trio que lutava pelo segundo posto, superando mesmo a dupla da Red Bull, com Max Verstappen (sexto) e Alexander Albon (sétimo), que não conseguiu extrair o potencial dos seus monolugares, com Albon a não evitar um pião e Verstappen diversas saídas de pista, queixando-se da dificuldade em controlar o seu carro por diversas vezes.Lando Norris, no segundo McLaren, foi o oitavo, roubando essa posição já nas voltas finais a Stroll, ao passo que Daniel Ricciardo, da Renault, foi o décimo. O australiano não conseguiu evitar um ligeiro contacto no seu colega de equipa Esteban Ocon na primeira curva, levando-o a fazer um pião mesmo à frente de Valtteri Bottas (Mercedes-AMG), que também entrou em pião. O piloto finlandês, que ainda tinha hipóteses matemáticas de chegar ao título, acabou por começar assim uma corrida para esquecer, com cinco piões e apenas no 14º lugar, a uma volta do novo campeão em título.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.