Max Verstappen (Red Bull) alcançou a pole position para o GP de Abu Dhabi, derradeira prova do campeonato do mundo de Fórmula 1, batendo o seu rival na luta pelo título, Lewis Hamilton (Mercedes-AMG), com quem partilha a liderança da tabela de pontos ex-aequo. O título será decidido amanhã.

O ritmo da qualificação demonstrou que os dois pilotos continuam num patamar muito próprio, com Verstappen a responder bastante bem à pressão da sua primeira disputa de título e à aparente maior rapidez dos Mercedes-AMG numa única volta.

Na fase decisiva da qualificação (Q3), o neerlandês garantiu um tempo de 1.22,109s, numa prestação sem mácula que também tirou partido da ajuda do companheiro de equipa, Sergio Pérez, nas duas retas mais longas do circuito de Yas Marina.

Hamilton ficou a 0,371s da melhor volta do piloto da Red Bull, sendo um dos pontos de interesse da corrida a complexidade estratégica de ambas as equipas, já que os dois Mercedes vão arrancar com pneus médios contra os pneus macios que estarão montados no carro de Verstappen (e de grande parte da grelha).

Surpreendente foi a prestação de Lado Norris (McLaren), que ficou com a terceira melhor marca na qualificação, enquanto Pérez, tendo sacrificado a sua performance em favor de Verstappen, garantiu ainda assim a quarta posição da grelha.

Carlos Sainz (Ferrari) vai partir da quinta posição, ao passo que Valtteri Bottas fará a sua última corrida pela Mercedes-AMG partindo da sexta posição da grelha. Charles Leclerc (Ferrari) será o sétimo, na frente do japonês Yuki Tsunoda (AlphaTauri), que desta vez foi o melhor da equipa italiana.

O top 10 ficou completo com Esteban Ocon (Alpine) e Daniel Ricciardo (McLaren).