Depois de as más condições climatéricas terem impedido a realização das duas sessões de treinos livres, os pilotos tiveram de se aplicar mais no sábado, acabando por ser uma sessão de qualificação bem mais renhida do que o usual no circuito germânico de Nürburgring (agraciado com o nome de GP de Eifel, pela sua proximidade às montanhas de Eifel).
Com uma prestação irrepreensível, Bottas realizou a sua melhor volta com um tempo de 1.25,269s na fase decisiva, a Q3, deixando Hamilton a 0,256s, ao passo que Max Verstappen, que havia sido o melhor na primeira ronda de tentativas, ficou com o terceiro melhor registo, mas a 0,293s do finlandês da Mercedes-AMG. Uma aproximação da Red Bull aos carros da marca alemã que deixa antever uma corrida mais animada no domingo.
Surpreendente também a aproximação da Ferrari aos lugares da frente, com Charles Leclerc a garantir o quarto posto na grelha de partida, separando os dois Red Bull, com Alexander Albon na quinta posição. Ainda a menos de um segundo da pole position ficaram os dois Renault, com Daniel Ricciardo logo à frente do seu colega de equipa Esteban Ocon.
Lando Norris (McLaren) foi oitavo, na frente de Sergio Perez (Racing Point) e de Carlos Sainz, no outro McLaren. Já Sebastian Vettel não conseguiu levar o segundo Ferrari ao Q3, ficando-se pela 11ª posição.