Os Mercedes-AMG lideraram o primeiro dia de treinos livres para o GP de Espanha de Fórmula 1, com Valtteri Bottas a ser o melhor na manhã e Lewis Hamilton a levar a melhor na parte da tarde.

Naquela que é a primeira visita da modalidade ao circuito de Barcelona este ano, uma vez que os treinos de pré-temporada tiveram lugar no Bahrein em março e não na Catalunha, como era habitual, os pilotos procuraram adaptar os seus monolugares ao circuito e, sobretudo, ao novo desenho da curva 10, agora mais longa. Foi nessa mesma curva que o polaco Robert Kubica, que assumiu o lugar de Kimi Raikkonen nesta sessão na Alfa Romeo, acabou por se despistar, ficando com o seu carro ‘preso’ na escapatória de areia, o que obrigou a uma interrupção da ação em pista.

Porém, na frente, foi Bottas quem efetuou o melhor tempo, com um tempo de 1.18,504s, com Max Verstappen (Red Bull Honda) a ficar logo atrás, gastando apenas 0,033s mais do que o finlandês da Mercedes. O seu companheiro de equipa, Lewis Hamilton, ficou na terceira posição, com o líder do campeonato a gastar mais 0,123s.

Estes três pilotos estiveram num patamar ligeiramente superior aos demais, com Lando Norris (McLaren) a ser o melhor dos ‘outros’, com o quarto posto, mas já a 0,440s, voltando a reeditar a luta com Charles Leclerc (Ferrari), que ficou a 0,492s. A ‘jogar em casa’, Carlos Sainz colocou o outro Ferrari na sexta posição, ficando à frente de Pierre Gasly (AlphaTauri Honda) e do Aston Martin de Sebastian Vettel.

Na segunda sessão de treinos livres, já com a pista a beneficiar de mais aderência, Hamilton afirmou-se como o mais veloz no traçado catalão, firmando uma volta em 1.18,170s, que deixou Bottas a 0.139s, enquanto Max Verstappen não foi além do nono posto, tendo abortado a sua tentativa de volta de qualificação após dois erros.

Assim, coube a Leclerc o papel de terceiro mais rápido, com uma volta apenas 0,165s mais lenta do que a de Hamilton, deixando bons indicadores da performance do carro italiano. Nas duas posições seguintes aparecem os Alpine, que replicam a boa forma do fim de semana passado em Portugal. Esteban Ocon foi quarto, a 0,296s, com Fernando Alonso logo atrás, a 0,348s. Gasly deu continuidade à boa prestação da manhã, com o sexto tempo, deixando atrás de si o seu colega de equipa e novato Yuki Tsunoda. Sainz foi oitavo e os dois Red Bull fecharam o top 10, com o já referido Verstappen a ficar à frente de Sérgio Perez.

Amanhã, terão lugar o terceiro treino livre e a sessão de qualificação, com transmissão em direto na plataforma da modalidade (F1 TV) e na Eleven Sports.