Em comunicado emitido pela Parkalgar, entidade gestora do Autódromo Internacional do Algarve (AIA), é confirmada a realização da prova entre os dias 30 de abril e 2 de maio, com a ronda lusa a integrar o calendário de 23 provas previstas para a temporada de 2021, número que será um recorde.
Se no ano passado, a corrida contou com 27 mil espectadores nas bancadas, o mesmo ainda não está definido quanto à edição deste ano, estando a ser feito um trabalho “em estreita colaboração com o promotor e o Governo português relativamente à presença de espectadores também este ano”.
“A nossa prioridade é a segurança de todos os que nos acompanham assim como de todos os países que visitamos, tendo provado na temporada passada que é possível realizar corridas com segurança, em plena pandemia. Esperamos que seja tomada uma decisão pelas autoridades sobre a presença de espectadores nas próximas semanas e que iremos atualizar sempre que existam mais informações”, lê-se ainda no comunicado.
Por seu turno, o Presidente e CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali revelou entusiasmo pelo anúncio do regresso da modalidade a Portimão “após o enorme sucesso da corrida no ano passado. Queremos agradecer ao promotor e ao Governo português pelo árduo trabalho e dedicação para o regresso da prova a Portugal”. O italiano afirmou ainda que “esperamos poder receber novamente, este ano, espectadores em Portimão de forma segura e estamos a trabalhar com o promotor nos detalhes desse plano”.
Com respeito a este anúncio, Rita Marques, secretária de Estado do Turismo de Portugal, garantiu que “a realização de grandes eventos no nosso país é muito importante para a imagem e promoção internacional de Portugal como destino turístico e, por isso, é com enorme agrado que vemos o retorno da Fórmula 1 ao Algarve, em 2021”, apontando o “nosso total compromisso de tornar o evento num grande sucesso”.Para completar o fim-de-semana juntam-se como corridas de suporte o Campeonato Internacional GT Open que regressa ao circuito algarvio, após a sua última corrida em Portimão, em 2013 e que vem acompanhado do Euroformula Open, que irá realizar a sua estreia no Algarve. Para fechar um programa de corridas em grande, haverá ainda a primeira corrida da temporada do Campeonato de Portugal de Velocidade by Sport TV, a única competição portuguesa no Grande Prémio de Formula 1.
O AIA prepara-se para um ano em grande com a receção de diversas competições de calibre mundial, como o MotoGP e o Mundial de Resistência (WEC), a que se junta agora a Fórmula 1. Se se considerar ainda o Mundial de Ralis (WRC) e o Mundial de Turismos (WTCR), Portugal alberga as principais competições globais motorizadas.
O evento terá transmissão em direto e exclusivo, bem como um acompanhamento especial, incluindo programas de antevisão, por parte da Eleven Sports nas suas diferentes plataformas.