O primeiro dia de treinos livres para o GP de Portugal de Fórmula 1 mostrou aos pilotos que o circuito de Portimão, no Algarve, apresenta grandes desafios. Apesar disso, o resultado das duas primeiras sessões não surpreendeu ninguém, com Valtteri Bottas, da Mercedes-AMG, a ser o mais veloz em ambas. Além das muitas saídas de pista – a grande maioria sem consequências de maior -, o dia ficou ainda marcado pelo incidente protagonizado por Max Verstappen (Red Bull) e Lance Stroll (Racing Point) na segunda sessão.

O grande objetivo de todas as equipas durante este primeiro dia de treinos livres foi, essencialmente, encontrar acertos para os monolugares no difícil circuito de Portimão, conhecido pela sua natureza ondulante e, para mais, com o desafio acrescido de um revestimento novo de asfalto, limitando dessa forma a aderência que a ausência de um programa de competições de apoio mais numeroso poderia trazer.

Na primeira sessão de treinos livres, pela manhã, Bottas liderou com uma volta em 1.19,410s, ficando 0,339s à frente do seu colega de equipa, Lewis Hamilton, ao passo que Max Verstappen (Red Bull) ficou com a terceira melhor marca da sessão, com um tempo 0,718s mais lento do que o de Bottas. O quarto melhor tempo coube a Charles Leclerc, com o piloto da Ferrari a mostrar progressos por parte da equipa italiana, que chega a Portimão com um pacote de melhorias para o difusor que parecem estar a surtir efeito. O melhor tempo do monesgasco ficou a 0,899s da frente, deixando atrás de si o Red Bull de Alex Albon.

 

Na segunda sessão de treinos, houve duas bandeiras vermelhas que pararam a ação em pista, a primeira por problemas mecânicos no AlphaTauri de Pierre Gasly, que chegou mesmo a pegar fogo parado na curva 13, enquanto a segunda resultou de um contacto entre Verstappen e Stroll. Em disputa por posição na travagem para a curva 1, Stroll e Verstappen não conseguiram evitar um acidente quando nenhum quis ceder, com o piloto da Racing Point a ‘fechar’ a porta a Verstappen na Curva 1, causando uma colisão. Após investigação pelos comissários desportivos, não houve qualquer penalização aplicada a nenhum lado.

Na frente da tabela de tempos, Valtteri Bottas melhorou substancialmente o tempo da manha, com um registo de 1.17-940, com Verstappen na segunda posição, a 0,595s, e Lando Norris (McLaren) em terceiro, a 0,803s. Leclerc repetiu a posição da manhã, pouco atrás de Norris, a 0,898s. O segundo McLaren, de Carlos Sainz, ficou com a quinta melhor marca da sessão, logo à frente de Sebastian Vettel (Ferrari), que melhorou face ao seu 11º tempo da manhã. Lewis Hamilton foi apenas o oitavo, atrás de Pierre Gasly.

Este sábado há mais uma sessão de treinos livres pela manhã e a qualificação da parte da tarde, prevendo-se pista seca em ambos os casos.

Horários do dia e transmissões na Eleven Sports

24 de outubro (sábado)

9h45: GT CUP Exhibition Race — Corrida 1
10h30: Pré-Treino Livre 3
11h00: Treino Livre 3
12h00: Pós-treino livre 3
13h00: F1 ELEVEN 1:1 entrevistas em direto do Paddock
13h30: Pré-qualificação
14h00: Qualificação
15h00: Pós-qualificação
15h45: Sports Prototype Cup — Corrida 1
16h45: Entrevista com Fréderic Vasseur
18h00: F1 ELEVEN 1:1 entrevistas em direto do Paddock
22h15: Entrevista com Pierre Gasly
22h30: Entrevista com Gunther Steiner

25 de outubro (domingo)

9h15: GT CUP Exhibition Race — corrida 2
10h20: Sports Prototype Cup — Corrida 2
11h00: Pré-Corrida com a antevisão em direto, análise aos momentos mais marcantes da Qualificação e entrevistas com Toto Wolf, Vallteri Bottas e Sebastien Vettel
13h05: GP de Portugal
15h30: Pós-Corrida com as reações dos principais intervenientes, análise aos momentos marcantes e a opinião dos especialistas
18h00: F1 ELEVEN 1:1 entrevistas em direto do Paddock.