Com o tempo de limpeza, reparação e inspeção das demais tampas de esgoto do circuito (cerca de 300 no total) a ser bastante significativo, os comissários da FIA decidiram cancelar o treino livre.
“Simplesmente acertei nela [na tampa], senti um imenso choque pelo meu corpo. O motor simplesmente desligou-se, o fundo do carro ficou destruído. Estava na trajetória normal e arruinou a minha sessão. Não era o que precisávamos neste momento, mas é uma daquelas coisas [que acontecem]”, referiu o piloto.
No entanto, essa não seria a única causa para a suspensão do treino. O camião de reboque que transportava o monolugar acidentado de Russell de novo para a boxe (com a Williams a temer que seja necessário um novo chassis para o jovem piloto) embateu numa ponte no circuito, causando danos na estrutura e no próprio veículo de recolha.
Antes da interrupção, poucos carros haviam entrado na pista, a maior parte cumprindo apenas voltas de instalação. A exceção ficou na equipa Ferrari, que ficou com os dois únicos tempos da sessão: pouco significativo, mas Charles Leclerc bateu Sebastian Vettel com uma volta em 1.47,497s. Curiosamente, terá sido a passagem do Ferrari SF90 do monegasco a causar a deslocação inicial da tampa de esgoto que depois causou a destruição na zona inferior do Williams.