Lewis Hamilton (Mercedes-AMG) garantiu a pole position para o primeiro GP do Catar de Fórmula 1, com o britânico a bater o seu rival na luta pelo título, Max Verstappen (Red Bull) por quase meio segundo.

Sob as luzes artificiais do circuito de Losail, Hamilton ‘puxou dos galões’ e conseguiu ser o único a ficar com um tempo abaixo de 1m21s, obtido na sua derradeira tentativa, com o tempo de 1.20,827s a mostrar-se demolidor para todos os rivais, nomeadamente para o seu rival ao título, Verstappen, que ficou a 0,455s do autor da pole.

A tarefa do piloto da Red Bull não foi facilitada pelo incidente de Pierre Gasly nos instantes finais do Q3, com o piloto da AlphaTauri a sofrer um furo no pneu dianteiro direito depois de passar com violência sobre um dos corretores do circuito. Os detritos deixados na pista ainda levaram à amostragem da bandeira amarela no terceiro setor, acontecendo crucialmente após a passagem de Hamilton pela linha de meta.

Verstappen ainda melhorou ligeiramente, mas Valtteri Bottas (Mercedes-AMG) já não foi capaz do mesmo, ficando a mais de seis décimos do seu companheiro de equipa. Gasly, apesar de não ter cumprido a sua derradeira tentativa, vai partir da quarta posição da grelha de partida, imediatamente à frente de Fernando Alonso (Alpine), que teve uma excelente prestação para ficar com o quinto tempo.

Lando Norris (McLaren) ficou na sexta posição, com Carlos Sainz (Ferrari) a garantir o sétimo tempo, sendo também o único representante da equipa italiana na fase decisiva da qualificação (Q3) depois de Charles Leclerc ter ficado de fora na Q2, causando uma surpresa ao não ir além do 13o lugar, o mesmo sucedendo com Sergio Pérez (Red Bull) que também não chegou à fase decisiva, partindo amanhã do 11o posto.

Yuki Tsunoda (AlphaTauri) vai partir do oitavo posto, à frente de Esteban Ocon (Alpine) e de Sebastian Vettel (Aston Martin).

https://twitter.com/F1/status/1462076672270815234/photo/1