Oscar Piastri (McLaren) venceu a corrida Sprint do GP do Catar, disputada este sábado à tarde, beneficiando de um trio de momentos de safety car, que acabaram por atrasar a recuperação esperada de Max Verstappen (Red Bull), a quem bastou terminar em segundo para celebrar o seu terceiro título mundial. A festa foi do piloto neerlandês!

Numa prova que teve três períodos de safety car em apenas 19 voltas, facilmente se percebe que não faltou emoção nas batalhas pelos lugares da frente e pelas oito posições com direito a pontos nestas provas mais curtas. Oscar Piastri havia garantido a primeira posição da grelha de partida na qualificação para a corrida Sprint, logo à frente do seu colega de equipa Lando Norris, com Verstappen a garantir apenas o terceiro posto, à frente de George Russell (Mercedes) e dos dois pilotos da Ferrari, com Carlos Sainz à frente de Charles Leclerc.

Na grelha de partida, ficaram à vista abordagens estratégicas distintas entre alguns pilotos, já que os três primeiros partiam com pneus médios, enquanto Russell, Sainz e Leclerc, entre outros, contavam com pneus macios nos seus carros, mais aderentes, mas com menor durabilidade.

Na partida, Russell depressa saltou para segundo, ameaçando Piastri, enquanto os dois Ferrari subiam também para as posições seguintes, em terceiro e quarto, ao passo que Verstappen e Norris se atrasavam com arranques menos bons.

As diferentes fases de safety car mantiveram o pelotão bastante junto e, apesar dos períodos em que os pilotos com os pneus macios puderam gerir melhor os seus pneus, rapidamente ficaram à vista dificuldades para esses, face aos pilotos com pneus médios. Norris, por exemplo, chegou a ultrapassar Piastri para o comando na fase inicial da prova, mas com os seus pneus a darem as últimas foi incapaz não só de impedir o progresso do australiano, que conquistou o seu primeiro triunfo na Fórmula 1, como também as ultrapassagens de Verstappen e de Norris, já na última volta.

Para Verstappen, a questão do título ficou selada após o abandono de Sergio Pérez, o seu companheiro de equipa, que era o único com possibilidades matemáticas de o destronar. Depois de ter ultrapassado os pilotos da Ferrari e Russell, bastou-lhe o segundo posto para celebrar o seu terceiro título da modalidade, aquele que foi o mais fácil atendendo à superioridade do Red Bull deste ano.

Norris reforçou a boa prestação da McLaren com um terceiro lugar obtido na última volta, ao passar Russell, que chegou a pedir, a certa altura, para entrar nas boxes para montar pneus novos, atendendo à rapidez dos outros rivais com pneus médios. Atrás de si ficou o seu colega de equipa, Lewis Hamilton, que partiu de 12º lugar, mas que também com pneus médios logrou passar diversos rivais na fase final de prova, nomeadamente os Ferrari e o Aston Martin de Fernando Alonso, também com pneus macios no seu carro.

Carlos Sainz foi o quinto, à frente de Charles Leclerc, ambos da Ferrari, mas este último viria a ser penalizado após a prova por ter desrespeitado os limites da pista por diversas vezes, caindo do sexto para o 12º lugar. Beneficiaram Alex Albon (Williams) que subiu ao sétimo posto e granjeou dois pontos e Alonso, que ficou com o derradeiro ponto desta corrida.

A corrida principal disputar-se-á amanhã, domingo, com os pneus a serem uma das principais incógnitas, depois de a FIA e da Pirelli terem chegado à conclusão que os novos corretores que delimitam a pista podem causar a laminação dos pneus dos monolugares, pondo em perigo os pilotos.

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