Max Verstappen (Red Bull) regressou às pole positions na Fórmula 1, após um fim de semana em Singapura que não deixou grandes recordações ao atual líder do campeonato. Na qualificação para o GP do Japão, porém, Verstappen ‘cilindrou’ os seus principais rivais, com os McLaren de Oscar Piastri e Lando Norris a ficarem nas posições seguintes.

Com um tempo de 1.28,887s, Verstappen foi o único piloto a entrar na casa do 28 e terminou a sessão com uma vantagem de 0,581s sobre Piastri, registando aquela que é a sua nona pole position desta temporada.

Por seu turno, o segundo posto de Piastri, que dispõe este fim de semana também do melhorado monolugar da McLaren, é a sua melhor prestação em qualificação desde que chegou à Fórmula 1, batendo o seu companheiro de equipa, Norris, num excelente resultado de conjunto para a McLaren.

Charles Leclerc (Ferrari) ficou na quarta posição, com Sergio Pérez (Red Bull) atrás de si, sem que o mexicano conseguisse replicar o ritmo do seu colega de equipa. O vencedor do GP de Singapura, Carlos Sainz (Ferrari), foi apenas o sexto, sendo preciso notar que as diferenças entre os pilotos atrás de Verstappen foram bastante curtas, pelo que a corrida promete ser interessante… do segundo lugar para baixo.

Os dois pilotos da Mercedes, Lewis Hamilton e George Russell ficaram nas duas posições seguintes, com Yuki Tsunoda (AlphaTauri) a dar uma alegria aos milhares de japoneses nas bancadas com o nono tempo.

Fernando Alonso (Aston Martin) encerrou o lote dos dez primeiros, numa qualificação em que os Alpine não conseguiram ingressar na última fase da qualificação, a Q3.

Nota ainda para o despiste logo no início da sessão de Logan Sargeant (Williams), que procura dar motivos à sua equipa para renovar contrato, mas que parece cada vez mais com um pé fora da modalidade.