Se a Mercedes tinha dominado a sexta-feira de treinos livres, na sessão de qualificação os pilotos da Red Bull mostraram a sua rapidez, com Sergio Pérez a liderar o terceiro treino livre e Verstappen a fazer a volta mais rápida na Q3, em 1.32,910s, suplantando Hamilton por 0,209s. Com este resultado, o piloto dos Países Baixos garantiu a sua nona pole position da temporada e coloca-se na melhor posição para a corrida, embora o ritmo de Hamilton aponte para uma batalha renhida na luta pelo triunfo.
Sergio Pérez, companheiro de equipa de Verstappen, irá partir para a corrida da terceira posição, tendo chegado a ser o mais rápido na fase decisiva da qualificação (Q3), mas na sua derradeira tentativa não foi capaz de fazer melhor do que o terceiro tempo, a apenas 0,025s do tempo de Hamilton.
Valtteri Bottas (Mercedes-AMG) foi o quarto mais rápido, mas irá partir do nono lugar para a corrida devido a mais uma penalização imposta pela utilização de mais um motor no seu monolugar. É a terceira penalização imposta a Bottas este ano pelo mesmo motivo.
Face a isso, os dois Ferrari irão partir das duas posições seguintes, com Charles Leclerc a ser o quinto mais rápido, logo à frente de Carlos Sainz, com a equipa italiana a conseguir bater a rival McLaren, cujos dois pilotos ficaram a seguir, com Daniel Ricciardo a ser o sétimo, logo à frente de Lando Norris.
As duas últimas posições no top 10 ficaram para os dois AlphaTauri, com Pierre Gasly em nono e Yuki Tsunoda em décimo. Na grelha de partida irão ser separados, então, por Bottas.Além de Bottas, também Fernando Alonso (Alpine) e Sebastian Vettel (Aston Martin) terão penalizações para cumprir na grellha de partida, exatamente pela mesma razão, sendo relegados para o final do pelotão.
A corrida terá início às 20h00 de Portugal Continental.