Com o público a encher as bancadas de Zandvoort, Max Verstappen (Red Bull) brilhou na sessão de qualificação para o GP dos Países Baixos, batendo o seu rival na luta pelo campeonato, Lewis Hamilton (Mercedes-AMG), que ficou na segunda posição.

Com uma volta em 1.08,885s, Verstappen garantiu a pole position para a sua prova caseira, tendo elevado a fasquia na fase decisiva, a Q3. O piloto da Red Bull, que está em segundo no campeonato de pilotos, irá amanhã partir logo à frente de Hamilton, para gáudio dos milhares de adeptos que encheram as bancadas do circuito de Zandvoort.

 

Na sua primeira tentativa da Q3, Hamilton ficou atrás do seu companheiro de equipa, Valtteri Bottas, mas na sua derradeira volta rápida, saltou para segundo, com um tempo de 1.08,923s, enquanto o finlandês foi relegado para o terceiro posto, já com uma volta no minuto 09.

Pierre Gasly (AlphaTauri) parte da quarta posição, com mais uma brilhante prestação do francês, batendo os dois pilotos da Ferrari, com Charles Leclerc imediatamente à frente de Carlos Sainz, com o piloto espanhol a conseguir recuperar bem de um despiste com grandes danos na terceira sessão de treinos livres da parte da manhã.

Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo) esteve em grande nível, ao conseguir a sétima posição da grelha de partida para a corrida de amanhã, logo à frente da dupla da Alpine, com Esteban Ocon a a bater Fernando Alonso. Desta feita, Daniel Ricciardo (McLaren) foi o melhor representante da equipa britânica, chegando ao Q3, enquanto Lando Norris, o seu colega de equipa, foi apenas o 13° melhor.

George Russell (Williams) foi o 11°, mas sofreu um despiste na Q2, tal como o seu colega de equipa, Nicholas Latifi, dando imenso trabalho aos mecânicos da equipa de Grove.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.