Max Verstappen (Red Bull) venceu o Grande Prémio dos Países Baixos de Fórmula 1, dando aos seus adeptos um grande motivo de celebração, uma vez que além do triunfo, conseguiu saltar novamente para o comando do Campeonato de Pilotos, à frente de Lewis Hamilton (Mercedes-AMG), que foi o segundo no circuito de Zandvoort.
Perante bancadas a abarrotar de adeptos com adereços cor de laranja, o apoio não faltou a Max Verstappen, que protegeu o comando logo no arranque, batendo Lewis Hamilton e o seu colega de equipa, Valtteri Bottas nos primeiros metros. A luta pelo comando foi, basicamente, uma questão discutida a dois, com Bottas a ser o melhor dos ‘outros’, mas sem ritmo para ameaçar Verstappen e Hamilton.
Porém, apesar da proximidade entre os dois primeiros, que variou entre pouco mais de um segundo e os quatro segundos em diferentes momentos da corrida, a superioridade de Verstappen nunca pareceu sob perigo, com o piloto neerlandês a demonstrar rapidez e maturidade no circuito neerlandês. Em contraponto, Hamilton foi questionando por diversas vezes a estratégia escolhida para a sua corrida, tendo admitido que deu tudo o que o Mercedes tinha.
Bottas ainda parou uma segunda vez para montar pneus macios perto do final, contrariando as ordens da equipa para não tentar fazer a volta mais rápida da corrida, que dá mais um ponto e que naquele momento estava na posse de Hamilton. Face ao melhor tempo de Bottas, também Hamilton teve de parar para montar um novo jogo de pneus para garantir o tal ponto suplementar.
Bottas ficou com o terceiro posto e parece, até pela situação da volta mais rápida, estar com um pé fora da equipa para 2022, enquanto Pierre Gasly (AlphaTauri) terminou num brilhante quarto lugar. Se é verdade que nunca esteve em condições de batalhar com o finlandês da Mercedes, também pouco teve de se preocupar com os Ferrari que estiveram atrás de si na maior parte da prova. Charles Leclerc ficou com a quinta posição, mas Carlos Sainz foi ultrapassado já nas últimas voltas por um aguerrido Fernando Alonso (Alpine), num duelo de espanhóis em que o veterano levou a melhor.
Autor de uma enormíssima prova de recuperação, Sérgio Perez (Red Bull) terminou em oitavo, efetuando uma série de ultrapassagens ao longo das 72 voltas, ficando à frente de Esteban Ocon (Alpine) e de Lando Norris (McLaren).
Com este resultado, Verstappen é novamente o líder do campeonato, com 224,5 pontos contra 221,5 de Hamilton.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.