Foi a primeira oportunidade para observar a totalidade do pelotão de Fórmula 1 sem grandes segredos, sabendo-se que muitos dos carros que tinham sido apresentados ao longo das duas últimas semanas eram apenas versões de demonstração que revelavam muito pouco quanto às soluções escolhidas pelas equipas para a nova temporada, como era o caso da Haas ou da Red Bull. Ambas surgiram em Barcelona com as versões de competição, chamando particular atenção o desenho do carro da marca de Milton Keynes, que ostentou o número 1 neste primeiro dia por intermédio de Max Verstappen.
De todas as equipas que estiveram em pista, a Alfa Romeo é a única que continua a revestir-se de algum secretismo, surgindo com uma decoração camuflada, esperando-se que a sua decoração final seja apresentada apenas no próximo fim de semana.
Na parte da manhã, Leclerc foi o mais veloz ao volante do Ferrari, estabelecendo uma volta em 1.20,165s, com o piloto monegasco a ser também um dos que mais rodou, com 80 passagens pela meta. Na parte da tarde, Norris roubou a primeira posição, primeiro com um tempo de 1.19,951s e, depois, melhorando para 1.19,568s, que ficou como o melhor registo do dia. Carlos Sainz assumiu o lugar de Leclerc e firmou o terceiro melhor tempo do dia para a equipa italiana, com uma volta em 1.20,416s.
Logo a seguir aos dois Ferrari ficaram os dois Mercedes-AMG, com George Russell a ser o melhor, com um tempo de 1.20,784s, logo à frente de Lewis Hamilton, que estabeleceu como melhor volta um tempo de 1.20,929s. Sebastian Vettel colocou o Aston Martin em sexto, com um tempo de 1,21,276s, ao passo que Yuki Tsunoda (AlphaTauri) ficou com a posição seguinte graças a uma volta em 1.21,638s.
Naturalmente, todos os tempos destes testes são mais indicativos do que representativos da ordem da grelha, mas ficou a ideia de que o campeonato poderá ser mais disputado a avaliar pela proximidade entre os tempos deste primeiro dia.Sem grandes problemas, o único momento mais complicado em pista foi vivido precisamente pelo campeão, Verstappen, que não evitou uma saída de pista, sem no entanto obrigar à interrupção da sessão. No total, foram cumpridas 1104 voltas ao circuito de Barcelona.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.