As cores da Gulf são bastante icónicas no desporto automóvel, tendo marcado presença em competições tão importantes quanto as 24 Horas de Le Mans. Agora, aquela empresa petrolífera vai também estar presente na Fórmula 1, associando-se à McLaren (e divisão automóvel McLaren Automotive).

O acordo entre a McLaren e a Gulf Oil International Ltd foi hoje anunciado com vista aos próximos anos, embora a ligação fosse já falada nos últimos dias depois de diversas imagens captadas durante a sessão fotográfica agora revelada terem vindo a público.

Para encontrar um primeiro elo de ligação entre estas duas marcas, é preciso retroceder até 1968, quando a Gulf e a McLaren encetaram uma parceria que durou até 1973 para a Fórmula 1 nas Can-Am (protótipos americanos), encontrando-se depois uma nova parceria na década de 1990 com os McLaren F1 GTR decorados com as cores da Gulf nas 24 Horas de Le Mans.

Ao abrigo do acordo agora firmado, a Gulf será a fornecedora de lubrificantes preferenciais da McLaren Automotive a partir de 2021, com todos os seus automóveis a disporem de óleo específico para veículos de alta performance, além de aparecer também, enquanto patrocínio, nos equipamentos e monolugares da McLaren na Fórmula 1.

O logótipo estará presente nos fatos dos pilotos, Carlos Sainz e Lando Norris, bem como na cobertura do motor e nos espelhos dos monolugares já a partir do GP da Grã-Bretanha deste fim de semana.

Além de tudo isso, um pequeno número de clientes da marca terão a oportunidade de receber os seus supercarros da McLaren pintados à mão pela divisão de operações especiais da McLaren (MSO) com as cores da Gulf, evocando a mesma decoração do F1 GTR que competiu em Le Mans.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.