Ao longo de dez dias, o site oficial da Fórmula 1 levou a cabo um grande inquérito para saber quem foi a pessoa mais influente na história da modalidade. Um evento que colocou diversos nomes importantes da F1 frente a frente em jeito de torneio por etapas e que teve, no final, o alemão Michael Schumacher como grande vencedor.

No início eram 32 – esse foi o número de figuras influentes da Fórmula 1 que o site escolheu para o seu inquérito aos adeptos, separados inicialmente por quatro grupos (Pilotos, Diretores de Equipa, Inovadores Técnicos e Disruptores), cada um com oito personalidades. Os nomes foram sendo escolhidos por voto online ao estilo duelo, acabando na Final por ditar um embate entre o antigo ‘dono’ da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, e o piloto mais galardoado de sempre na modalide, Schumacher.

A seu favor, Ecclestone tinha um longo percurso de mudança de paradigma na Fórmula 1, tendo passado por cargos tão distintos como mecânico, diretor de equipa e, por fim, proprietário dos direitos desportivos da modalidade. Já Schumacher tinha os seus sete títulos mundiais, 91 triunfos em grandes prémios e uma abordagem ao desporto que alterou muitos dos padrões instituídos até à sua chegada.

O resultado da votação final foi esclarecedora, com o alemão a bater Ecclestone com 61% dos votos contra 39%. Curiosamente, aponta o site oficial da Fórmula 1, foi na Final que Schumacher teve o seu resultado mais expressivo, já que nas rondas anteriores, contra Niki Lauda na fase de grupos e Ayrton Senna nos quartos de final, o resultado foi bastante renhido, este último por uma ‘unha negra’: 52% contra 48%.

O alemão chegou mesmo também a levar a melhor sobre Enzo Ferrari, fundador da equipa pela qual competiu mais tempo – dez anos – e com a qual obteve o seu maior número de títulos – cinco –, com os outros dois a serem obtidos com a Benetton.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.