Nicoletta Russo: ‘Filha de peixe sabe nadar’ na Hyundai Motorsport

03/07/2018

Na estrutura da Hyundai Motorsport que atualmente compete no Mundial de Ralis há uma portuguesa com um apelido que diz muito aos adeptos do automobilismo e dos ralis em particular – Russo.

Em Marselha, num evento da Shell com os seus parceiros de desporto automóvel, a BMW, a Ferrari e a Hyundai, pudemos falar com Nicoletta Russo, filha de Nino Russo, um dos nomes fortes da Fiat e da Lancia nos ralis na década de 1970. Filha de quem é, a responsável pela comunicação da Hyundai no Mundial de Ralis (WRC) assume que não poderia fazer outra coisa na vida.

“Realmente, pode-se dizer que cresci neste meio, com o trabalho do meu pai como ‘team manager’”, começa por referir Nicoletta Russo, com quem tivemos a oportunidade de conversar, acrescentando que até mesmo o seu nascimento está intimamente ligado à competição automóvel: “Nasci durante o Rali de Portugal de 1974, em Lisboa. O meu pai chegou mesmo a tempo. Penso que estava nas especiais e o rali a decorrer e ele chegou à última hora”, recorda.

Daí para a frente, o automobilismo não mais se afastou dos objetivos de Nicoletta Russo, tendo “crescido neste meio, ia com o meu pai aos ralis quando era pequena e comecei a perceber que era o que eu também queria fazer quando crescesse”.

Tendo vivido sempre em Itália, foi ali que completou os seus estudos em Economia, área que “não tem nada a ver com o que faço agora, mas depois dos estudos comecei a trabalhar sempre com o meu pai, sempre nos ralis e depois comecei a minha carreira independente”.

No seu percurso profissional conta-se ainda o período em que efetuou assessoria de imprensa a Armindo Araújo enquanto o piloto esteve ao serviço da MINI no WRC em 2012, chegando à Hyundai em 2013 para funções semelhantes. Interrogada se é fácil trabalhar no meio, Nicoletta Russo garante que “sim, é onde conheço toda a gente e é aquilo que sempre quis fazer. É o concretizar de um sonho”.