O regresso da BMW às competições de resistência será feito oficialmente em 2023, com a participação da marca no campeonato americano IMSA e também nas 24 Horas de Le Mans. Estando ainda a alguma distância, a BMW revelou já um primeiro esboço daquele que será o seu protótipo na categoria LMDh, o qual não abdica da volumosa grelha dianteira estilizada do ‘rim’ tradicional da marca.

Embora tratando-se de um esboço, o protótipo LMDh (uma das duas categorias de topo de resistência) apresenta uma visão daquele que será o modelo definitivo, que terá o nome BMW M LMDh. O desenvolvimento está a decorrer atualmente, ficando a cargo da BMW M Motorsport, em conjunto com a BMW Team RLL, equipa que irá colocar dois protótipos em pista. O chassis vai ser evoluído em parceria com a Dallara.

O desenho foi produzido em colaboração entre a BMW M Motorsport e a BMW Group Designworks, divisão que se ocupa do design dos automóveis da marca. Diretor desta última, Michael Scully referiu que “este projeto trata-se de unir os elementos icónicos do ADN de design da BMW M Motorport com a arquitetura de performance de um protótipo ultra-moderno”.

Em destaque está a dianteira, com uma reinterpretação dinâmica da tradicional grelha dos BMW (envolta numa cor violeta), combinada com um volumoso splitter inferior e aletas laterais para efeitos aerodinâmicos. Na traseira, embora sem grande nitidez, vê-se um aileron de grandes dimensões.

O primeiro dos monolugares será produzido na fábrica da Dallara, antes de ser posto à prova pela primeira vez no circuito italiano de Varano (oficialmente denominado Autodromo Riccardo Paletti) em 2022.