Tratando-se de uma das competições automóveis mais emblemáticas do mundo, a corrida de 24 Horas de Le Mans é também uma ambição para muitos dos pilotos de Fórmula 1, que usualmente apenas transitam para as provas de resistência uma vez terminada a sua passagem pela modalidade rainha. Na edição de 2021 desta corrida estarão à partida 17 ex-pilotos de Fórmula 1, com alguns deles muito bem posicionados para sorrirem na tarde de domingo – os pertencentes à equipa Toyota Gazoo Racing.

O chamamento de Le Mans não é totalmente ignorado pelos pilotos de Fórmula 1, mas as regras e as cláusulas que têm de cumprir com as suas equipas impedem geralmente a sua participação noutras competições que não apenas a Fórmula 1.

As razões estão relacionadas, na grande maioria, com critérios de segurança dos pilotos, mas também com patrocinadores e contratos de exclusividade. Este é um cenário diretamente oposto ao de outros tempos, quando os pilotos de F1 tinham ‘carta verde’ para participarem noutras provas de resistência, como Le Mans ou Daytona.

É na Toyota que estão os principais candidatos ao triunfo na prova e quatro dos ex-pilotos da Fórmula 1 – Kamui Kobayashi (autor da pole position), Kazuki Nakajima, Sébastien Buemi e Bredon Hartley, mas estão longe de serem os únicos provenientes dos monolugares de rodas descobertas. Na LMP2, o polaco Robert Kubica é um dos nomes mais sonantes, tratando-se precisamente de um piloto que viu o seu trajeto na F1 interrompido por um grave acidente quando participava numa prova de ralis. Juan Pablo Montoya, que chegou a disputar o título de F1 em 2003, também está em La Sarthe.

Giancarlo Fisichella, Paul di Resta e Anthony Davidson estão igualmente na lista de participantes desta prova, bem como Will Stevens, Stoffel Vandoorne, Giedo van der Garde, Felipe Nasr, Gianmaria Bruni, Roberto Merhi e a dupla Jan e Kevin Magnussen.

A título de curiosidade, Álvaro Parente também chegou a estar inserido na estrutura da equipa Virgin como piloto de testes, mas nunca chegou a participar em nenhuma corrida oficial.