Ott Tanak (M-Sport Ford) regressou aos triunfos no Mundial de Ralis (WRC), vencendo o Rali do Chile, com a Toyota Gazoo Racing a ter também muitos motivos para celebrar, já que conquistou o título de Construtores da temporada de 2023.

Ao volante de um Puma Rally1 da M-Sport, o piloto da Estónia chegou à liderança na etapa de sexta-feira, assegurando um ritmo bastante forte ao longo dos dias seguintes, com Thierry Neuville (Hyundai) a terminar em segundo lugar, mas a 42,1 segundos, ao passo que Elfyn Evans (Toyota) encerrou o pódio, a mais de um minuto de distância do vencedor.

O terceiro lugar de Evans foi importante para o piloto galês, na medida em que ficou à frente de Kalle Rovanperä, também da Toyota, atual líder do Campeonato de Pilotos, com a diferença entre ambos a ser de 31 pontos, mantendo vivas as suas esperanças na luta pelo título, embora seja cada vez mais provável que o finlandês celebre o seu segundo título na modalidade já este ano. Takamoto Katsamuta, igualmente da Toyota, ficou na quinta posição.

Já o título da Toyota ficou garantido neste rali. À entrada da penúltima especial, Teemu Suninen, também com um i20 Rally1, estava em segundo, à frente de Neuville, possibilitando que a marca sul-coreana se mantivesse na luta pelo título de construtores do WRC. Mas, Suninen despistou-se na penúltima classificativa e bastou à Toyota arrecadar os pontos necessários na ‘Wolf Power Stage’ (última classificativa com pontos para os cinco primeiros) para que a marca japonesa garantisse já o título.

Efetivamente, Rovanperä e Evans estabeleceram os dois primeiros lugares e garantiram mais nove pontos para a marca japonesa.

Nota ainda para o triunfo de Oliver Solberg (Skoda Fabia RS) na classe WRC2, ficando no sexto lugar da geral, à frente de uma série de outros competidores da mesma classe.

A próxima etapa do Mundial de Ralis disputa-se na Europa Central, mais concretamente numa nova prova que decorre em três países – Alemanha, Áustria e República Checa – entre 26 e 29 de outubro.

CLASSIFICAÇÃO FINAL
1 Ott Tänak/Martin Järveoja (Ford Puma Rally1 HYBRID) 3h06m38.1s
2 Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +42.1s
3 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +1m06.9s
4 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +2m11.0s
5 Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +4m41.5s
6 Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Škoda Fabia RS Rally2) +8m18.5s
7 Gus Greensmith/Jonas Andersson (Škoda Fabia RS Rally2) +8m44.3s
8 Sami Pajari/Enni Mälkönen (Škoda Fabia RS Rally2) +9m20.6s
9 Yohan Rossel/Arnaud Dunand (Citroën C3 Rally2) +9m53.9s
10 Nikolay Gryazin/Konstantin Aleksandrov (Škoda Fabia RS Rally2) +10m08.2s

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.