O piloto belga ascendeu ao comando da prova ainda na sexta-feira, quando a chuva ainda caía para tornar os troços muito complicados, mas no sábado os seus dois principais rivais, Ott Tanak (Toyota) e Sébastien Ogier (Citroën) encontraram problemas graves, deixando Neuville com o rali à sua mercê.
No domingo, abordou as três classificativas finais com grande tranquilidade, obtendo desta forma o seu segundo triunfo na Argentina em três temporadas: “É uma ótima sensação e podemos estar orgulhosos do que conseguimos. Tivemos um carro fantástico ao longo de todo o fim de semana e senti-me muito confortável. Toda a equipa está a trabalhar arduamente e podemos ver o progresso”, afirmou Neuville, que teve a seu lado no pódio Andreas Mikkelsen para um ótimo resultado de conjunto da Hyundai.
No lugar mais baixo do pódio ficou Sébastien Ogier, que garantiu essa posição na derradeira classificativa, aproveitando um furo no Toyota de Kris Meeke para garantir o pódio por apenas 1,4 segundos. Ogier foi também o vencedor da power stage, o que quer dizer que ganha pontos extra.
Para Meeke, foi um dia para esquecer, já que no final de sábado havia recebido uma penalização de 10 segundos que o atirou para o quinto posto. No domingo, teve de recuperar até ao pódio, mas na derradeira classificativa todo o seu esforço caiu por terra. Ainda assim, garantiu o quarto posto, na frente de Jari-Matti Latvala (Toyota) e de Dani Sordo (Hyundai), que finalizou a prova em sexto.
O único dos Ford Fiesta WRC da M-Sport a terminar a prova foi Teemu Suninen (depois de Elfyn Evnas se ter despistado no sábado), acabando em sétimo, na frente de Tanak, que regressou em formato Rally 2 e amealhou alguns pontos.O campeonato prossegue entre 8 e 12 de maio no Chile, naquela que será uma prova em estreia.
No campeonato de pilotos, Thierry Neuville reforçou a liderança, com 110 pontos, mais dez do que Ogier, enquanto Ott Tanak é terceiro com 82 pontos.
1. T. NEUVILLE/N. GILSOUL HYUNDAI SHELL MOBIS WORLD RALLY TEAM 3:20:54.6
2. A. MIKKELSEN/A. JAEGER HYUNDAI SHELL MOBIS WORLD RALLY TEAM +48.4
3. S. OGIER/J. INGRASSIA CITROEN TOTAL WRT +1:04.8
4. K. MEEKE/S. MARSHALL TOYOTA GAZOO RACING WRT +1:06.2
5. J. LATVALA/M. ANTTILA TOYOTA GAZOO RACING WRT +1:21.1
6. D. SORDO/C. DEL BARRIO HYUNDAI SHELL MOBIS WORLD RALLY TEAM +1:26.7
7. T. SUNINEN/M. SALMINEN M-SPORT FORD WORLD RALLY TEAM +4:57.3
8. O. TÄNAK/M. JÄRVEOJA TOYOTA GAZOO RACING WRT +14:24.8
9. M. OSTBERG/T. ERIKSEN CITROEN TOTAL +14:28.5
10. P. HELLER/M. MARTI PEDRO HELLER +20:14.5
