Elfyn Evans (M-Sport Ford) terminou o dia de hoje do Rali da Córsega na liderança da prova, depois de lhe ser reposto o tempo perdido atrás de Kris Meeke (Toyota) na última especial do dia, o que lhe custaria o primeiro lugar para o Toyota de Ott Tanak.

Evans teve um dia com uma atuação bastante interessante, sendo sempre um dos mais rápidos nos troços, mas na última especial o facto de apanhar Meeke em ritmo lento fê-lo perder tempo (10,4 segundos, mais concretamente), potencialmente perdendo a liderança para Tanak, mas entendendo que seria injusto para Evans, a organização entendeu que deveria dar ao piloto da M-Sport um tempo corrigido.

Com isso, parte no sábado com 4,5 segundos de vantagem sobre Tanak, outro dos pilotos que deu muito boa conta de si nos troços da Córsega, enquanto Thierry Neuville, com um Hyundai i30 WRC, ocupa a terceira posição, também em posição de lutar amanhã pelo comando, estando a 9,8 segundos de Evans.

Dani Sordo, noutro Hyundai, ocupa a quarta posição, já mais longe do pódio, estando a 26,1s do comandante, tendo uma parca vantagem de 4,8 segundos sobre Teemu Suninen, da M-Sport Ford.

Os dois Citroën, de Sébastien Ogier e de Esapekka Lappi, ocupam as duas posições seguintes, sexto e sétimo classificados, respetivamente, com Ogier a apontar problemas de competitividade com o seu C3 WRC ao longo do dia.

Mais problemático foi o dia de Sébastien Loeb, que de manhã viu um problema com a direção obrigá-lo a perder bastante tempo. Ao longo da tarde, viria a melhorar a sua posição, encerrando o dia com o oitavo lugar, já a quase dois minutos e meio de Evans na frente do rali.

Pior sorte para dois dos pilotos da Toyota, que estão bem atrás de Loeb na tabela. Jari-Matti Latvala era sexto quando um furo na quinta classificativa o obrigou a mudar o pneu, perdendo bastante tempo no processo.

Já Meeke, de que demos conta mais acima, danificou a suspensão do seu Yaris WRC na penúltima especial e, com uma solução de improviso, cumpriu a derradeira especial da etapa em ritmo lento. No processo, viria a atrapalhar a atuação de Evans, como já se percebeu, embora o britânico tenha pedido desculpa pelo sucedido, admitindo que não observar a aproximação de Evans.

01 E. EVANS S. MARTIN M-SPORT FORD WRT 1:09:39.6
02 O. TÄNAK M. JÄRVEOJA TOYOTA GAZOO RACING WRT +4.5
03 T. NEUVILLE N. GILSOUL HYUNDAI SHELL MOBIS WRT +9.8
04 D. SORDO C. DEL BARRIO HYUNDAI SHELL MOBIS WRT +26.1
05 T. SUNINEN M. SALMINEN M-SPORT FORD WRT +30.9
06 S. OGIER J. INGRASSIA CITROEN TOTAL WRT +36.3
07 E. LAPPI J. FERM CITROEN TOTAL WRT +46.3
08 S. LOEB D. ELENA HYUNDAI SHELL MOBIS WRT +2:27.9
09 E. CAMILLI F. BURESI CAMILLI ERIC +2:46.4
10 Y. BONATO B. BOULLOUD BONATO YOANN +3:06.4

 

Fotos: Red Bull Content Pool

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.