Sébastien Loeb
A segunda etapa do Rali de Monte Carlo, prova que abre a temporada de 2022 do Mundial de Ralis (WRC) foi dominada pelos dois pilotos que mais títulos conquistaram nas duas últimas décadas e que, sabe-se já, não irão competir na época inteira. Replicando duelos de outros tempos, Sébastien Loeb (Ford M-Sport) e Sébastien Ogier (Toyota Gazoo) estão nas duas primeiras posições da prova monegasca, demonstrando que a experiência é um posto.

Loeb, acabado de participar no Dakar na Arábia Saudita (prova em que foi segundo classificado), regressou aos troços do Mundial de Ralis com o novo Ford Puma preparado pela M-Sport, mostrando logo nos dois troços de quinta-feira à noite que estava de regresso ao WRC para marcar uma posição de força, terminando as duas especiais do dia atrás de Ogier.

Já na sexta-feira, Loeb forçou o ritmo e saltou para o comando da prova. No final da primeira secção (pela manhã), o francês de 47 anos liderava com 10,6 segundos de avanço sobre Elfyn Evans (Toyota Gazoo), com Ogier logo atrás, conseguindo manter sensivelmente a diferença para o segundo classificado após as três especiais programadas para a tarde.

O ‘dono’ do segundo lugar, porém, é outro, pertencendo agora a Ogier, com 9,9 segundos de diferença entre estes pilotos que são considerados lendários nos ralis, prevendo-se uma batalha acesa para o resto da prova.

Evans é agora o terceiro, a 22,0s da liderança, não conseguindo acompanhar o ritmo do duo da frente, enquanto Thierry Neuville (Hyundai) está na quarta posição, a 47,8s, tendo confessado após o primeiro troço do dia que “nunca tinha estado tão assustado enquanto conduzia”.

Ott Tanak, noutro i20 N Rally1 da Hyundai, está na quinta posição, este a 56,7s de Loeb, ao passo que Craig Breen (Ford M-Sport) está na sexta posição, a praticamente um minuto de distância da frente e a apenas 2,5s de Tanak.

De fora de prova está já Adrien Fourmaux, que foi o primeiro a ‘testar’ a robustez dos novos carros Rally1 híbridos ao bater a alta velocidade com o Ford Puma Rally1 numa berma, acabando depois por rolar por uma ribanceira, sem que piloto e navegador tenham sofrido quaisquer danos. Já o Ford Puma teve melhores dias…

Classificações online aqui.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.