Foi um dia em que a Toyota esteve com o jogo a seu favor. Bastante competitivos, os Yaris WRC mostraram rapidez, consistência e fiabilidade em igual medida, com Tanak a destacar-se dos demais, terminando o dia com uma vantagem de 17,3 segundos sobre Latvala, que sem arriscar em demasia conseguiu colocar-se na segunda posição, pouco à frente do terceiro Yaris WRC, pilotado pelo britânico Kris Meeke.
A tripla da Toyota surge assim em muito boa posição para o que resta do rali, mas a classificação ainda está longe de estar definida, sobretudo atendendo ao muito calor e ao pó das classificativas, que tendem a dificultar a tarefa de pilotos e a fiabilidade das mecânicas. Aliás, o pó obrigou mesmo a organização a alargar os tempos de partida entre pilotos.
Na quarta posição surge Thierry Neuville, no melhor dos Hyundai, sendo o único dos que não sofreu problemas mecânicos no seu i20 WRC, depois de na manhã tanto Dani Sordo (que havia vencido a primeira especial), como Sébastien Loeb terem sofrido de problemas com o sistema de injeção de combustível no seu carro.
O belga, atualmente a 24,2 segundos da liderança, tirou o melhor partido também dos problemas de travões de Teemu Suninen (M-Sport Ford), que terminou o penúltimo troço do dia com o seu carro aos zigue-zagues evidentes e que perdeu assim a hipótese de lutar, sequer, pelo pódio.
Com Sébastien Ogier (Citroën) a ter de limpar os troços nas classificativas desta primeira etapa, o francês sabia que tinha uma missão complicada para se manter na luta pelos lugares cimeiros, mas no final da etapa a sua quinta posição, praticamente colado a Neuville, havendo apenas 1,6 segundos de diferença entre ambos.Com os seus problemas, Suninen caiu para o sexto posto, embora já a 1m15,7s, na frente do surpreendente Gus Greensmith (M-Sport Ford), ao passo que Esapekka Lappi, com os seus problemas de pneus na manhã, está no oitavo lugar da classificação.
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No sábado, caberá a Dani Sordo e Sébastien Loeb a ingrata tarefa de abrir a estrada nos 160,7 quilómetros a percorrer nos troços de Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto e Amarante, a percorrer por duas vezes.
No WRC2 a luta pela vitória também segue animada, com o norueguês Ole Veiby (Volkswagen Golf R5) na frente, mas com apenas 4,1 segundos para o checo Jan Kopecký (Skoda Fabia R5) e 4,8 segundos para o finlandês Kalle Rovanperä (Skoda Fabia R5).