Ott Tanak (Hyundai) terminou a etapa de hoje do Rali de Portugal na liderança, tirando partido de um pequeno momento dramático com o seu colega Dani Sordo, que deixou calar o motor do seu i20 WRC na penúltima especial do dia, Mortágua. Com isso, o estónio parte para o sábado com uma vantagem de 6,0 segundos sobre Elfyn Evans (Toyota). Thierry Neuville (Hyundai) vinha a atacar, mas despistou-se e foi forçado a abandonar devido aos danos no seu carro.

Líder da prova desde a parte matinal, Sordo vinha a fazer uma prova quase irrepreensível, até que em Mortágua – penúltima especial do dia – o espanhol deixou o seu carro ir abaixo e perdeu mais de 20 segundos, com isso caindo da primeira para a terceira posição, ainda na luta, mas podendo lamentar a sua pouca sorte.

Mas, se Sordo se mostrou desalentado com o seu problema em Mortágua, pior foi a situação com Thierry Neuville, noutro i20. O belga era segundo quando tentava ganhar mais tempo ao líder, mas abordou uma curva com demasiada velocidade e pagou um preço bastante elevado – o embate na lateral direita traseira foi forte e danificou a suspensão do i20 WRC. Neuville ainda conseguiu levar o seu carro até ao final da classificativa, mas acabou por desistir, não tomando parte na Super Especial de Lousada.

O dia de Tanak acabou por ser assim mais positivo do que o próprio teria antecipado à entrada para a penúltima especial, quando era terceiro, atrás de Sordo e de Neuville, tendo perdido também algum tempo com um furo num pneu. “Tem sido um dia bastante exigente. Aconteceu imensa coisa e tantos problemas. Estou ansioso por um pouco de descanso para que possamos recomeçar amanhã”, afirmou o piloto da Hyundai no final do dia.

Também Elfyn Evans tirou partido dos problemas alheios para chegar ao segundo lugar, terminando a etapa a 6,0 segundos do líder e com 3,0 segundos de avanço sobre Sordo. Tudo está assim em aberto na luta pelas posições do pódio, atendendo à proximidade entre os pilotos da frente, até porque Sébastien Ogier (Toyota), líder do campeonato de pilotos e encarregue de ‘abrir’ a estrada, também tirou partido dos azares de Neuville e de Sordo para se aproximar da liderança.

Embora esteja em quinto, atrás do japonês Takamoto Katsuta (Toyota), que também tem dado ótima conta de si, Ogier entra na etapa de amanhã a 24 segundos do comandante, mostrando igualmente velocidade ao vencer a classificativa de Mortágua – ainda que queixando-se de que o seu tempo não foi o ideal. Amanhã terá uma melhor posição na estrada e terá de ser uma ‘força’ a ter em conta.

Kalle Rovanpera (Toyota) termina o dia na sexta posição, ajudando a consolidar a boa performance da marca nipónica no Rali de Portugal até ao momento. O melhor dos Ford da M-Sport é Gus Greensmith, na sétima posição, tendo conseguido tempos no top 3 por duas vezes.

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Na categoria WRC2, o líder é Esapekka Lappi (Volkswagen), com apenas 2,2 segundos de vantagem sobre o segundo classificado e rival Nikolay Gryazin (Volkswagen).

Amanhã, disputar-se-ão duas secções idênticas compostas por três especiais, com o final da etapa a ser marcado pela Super Especial do Porto. No total, serão mais de 165 quilómetros de condução ao cronómetro.

1 O. TÄNAK/M. JÄRVEOJA Hyundai i20 Coupé WRC 1:22:35.0
2 E. EVANS/ S. MARTIN Toyota Yaris WRC +6.0
3 D. SORDO/ B. ROZADA Hyundai i20 Coupé WRC +9.0
4 T. KATSUTA/ D. BARRITT Toyota Yaris WRC +15.4
5 S. OGIER/ J. INGRASSIA Toyota Yaris WRC M +24.0
6 K. ROVANPERÄ/ J. HALTTUNEN Toyota Yaris WRC +28.9
7 G. GREENSMITH/ C. PATTERSON Ford iesta WRC +1:02.3
8 A. FOURMAUX/ R. JAMOUL Ford Fiesta WRC +1:33.5
9 E. LAPPI/ J. FERM Volkswagen Polo Gti +3:34.9
10 N. GRYAZIN/ K. ALEKSANDROV Volkswagen Polo Gti +3:37.1

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