Tirando partido de uma posição de partida benéfica, Ott Tanak (Toyota Yaris WRC) terminou a manhã da primeira etapa do Rali de Portugal na liderança, com três carros da marca japonesa nas três posições cimeiras. Nas três primeiras classificativas, problemas para Sébastien Loeb e para Dani Sordo, ambos em Hyundai, enquanto Esapekka Lappi (Citroën) teve um furo no seu carro, atrasando-se na classificação.

Sob calor abrasador, Dani Sordo abriu as ‘hostilidades’ com o triunfo na primeira especial, mas na terceira especial o piloto espanhol perdeu bastante tempo, possivelmente com problemas mecânicos no seu Hyundai, o mesmo sucedendo com Loeb, ambos chegando ao final do troço, mas com muito tempo perdido. De acordo com as primeiras informações, ambos terão sofrido com problemas no sistema de injeção de combustível dos i20 WRC. Ambos foram também penalizados por chegarem atrasados ao posto de controlo no final do troço.

Nas duas classificativas seguintes, Ott Tanak levou a melhor e construiu uma vantagem de 6,9 segundos para o segundo melhor, que é Jari-Matti Latvala, ao passo que Kris Meeke é o terceiro, a 14 segundos do comandante, num arranque que está a ser bastante favorável à formação da Gazoo Racing.

Teemu Suninen aparece em quarto com o melhor dos Ford da M-Sport, a 17 segundos de Tanak, surgindo logo à frente do seu colega de equipa, Elfyn Evans, este já a 21,7 segundos. Dono de uma posição de partida altamente desfavorável, Sébastien Ogier abriu os troços e está na sexta posição, a 23,1 segundos da frente de Tanak, queixando-se precisamente dos pisos. Atrás de si surge outro candidato ao título, Thierry Neuville (Hyundai), este a 23,6 segundos.

Nos pilotos do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), a manhã termina com o Hyundai i20 R5 de Armindo Araújo na liderança, com este a dispor de 41,5 segundos de avanço sobre Ricardo Teodósio (Skoda Fabia R5) e 1m30s sobre Bruno Magalhães (Hyundai i20 R5). José Pedro Fontes, com um Citroën C3 R5 atrasou-se e está a 2m43s da liderança.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.