Armindo Araújo e Luís Ramalho (Skodas Fabia) fizeram o pleno no CPR e conquistaram o 2.º lugar em termos do Europeu FIA
A dupla espanhola Nil Solans/Marc Marti (VW Polo GTI R5) venceu o Rali Serras de Fafe-Felgueiras-Cabreira e Boticas, prova inaugural do Campeonato da Europa (FIA ERC).

Em destaque esteve, de igual modo, a dupla Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia Rally2 Evo): ao 2.º lugar absoluto somou o inquestionável triunfo em termos de Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), conquistado sob adversas condições, na 1.ª etapa da prova organizada pelo Demoporto.

Nos lugares do pódio da competição nacional terminaram iguel Correia/Jorge carvalho (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 4.04,9 minutos, e Bruno Magalhães/Carlos Magalhães (Hyundai i20 Rally2, a 4.31,7 minutos.

A dupla Miguel Correia/Jorge Carvalho (Soda Fabia) garantiu moralizador 2.º lugar no CPR

Duelo luso-estónio na 2.ª etapa

O duelo entre Armindo Araújo e o estónio Georg Linnamae (VW Polo GTI R5) marcou a derradeira etapa do rali pontuável para o ERC, com o piloto de Santo Tirso a conquistar a 2.ª posição por 3,8 segundos só na power stage, a derradeira passagem por Lameirinha.

No final, 55,7 segundos marcavam a diferença entre os dois primeiros da classificação geral.

Para o último dia, Nil Solans arrancou com uma margem confortável (1m 44,4s) face a Linnamane, vantagem que geriu com eficácia nas oito classificativas (total de 85,42 km) do programa.

O espanhol Nil Solans (VW Polo GTi R5) liderou da 2.ª à 17.ª e última classificativa

O piloto espanhol, prestes a completar 30 anos e com uma década de competições, campeão JWRC e WRC3 em 2017 e vencedor do campeonato do país vizinho de ralis de terra em 2020, controlou o andamento dos adversários mais diretos.

O duelo pelo 2.º lugar foi renhido, com Armindo Araújo e Luís Ramalho a anularem a diferença de 15,3 segundos e a garantirem, pelo segundo ano consecutivo, a subida ao pódio numa prova do Europeu de Ralis em Fafe.

Muito espetacular, Georg Linnamae (VW Polo GTI R5) completou o pódio (Foto: @world)

A derradeira classificativa do rali não figurará certamente, entre as boas recordações de Simone Tempestini (Skoda Fabia Rally2 Evo) e de Norbert Herczig (Skoda Fabia Rally2 Evo).

O italiano, que ocupava tranquilamente o quinto lugar, despistou-se e abandonou, enquanto o húngaro, então sétimo classificado, desistiu na ligação para o início daquela classificativa.

Entre as equipas nacionais que disputaram integralmente as duas etapas da prova do Europeu (sábado e domingo), três concluíram, a prova no top 10, tendo aproveitado o derradeiro dia para ensaiar novas soluções, tendo em vista os ralis que se avizinham, após uma estreia azarada, a vários níveis, no CPR.

O pódio no centro de Fafe (Foto: @world)

Assim, Bruno Magalhães/Carlos Magalhães (Hyundai i20 N Rally2) classificaram-se no sexto lugar absoluto; a dupla José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroen C3 Rallye 2) terminou na 8.ª posição, seguida pelos atuais campeões nacionais, Ricardo Teodósio e José Teixeira (Hyundai i20N Rally2) no 9.º lugar.

A dupla Bruno Magalhães/Carlos Magalhães (Hyundai i20 Rally2) foi 3.ª classificada no CPR.

Classificação final (oficiosa)

1º, Nil Solans/Marc Marti (VW Polo GTi R5), 2h01m13,9s

2º, Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia Rally 2 Evo), a 55.7s

3º, Georg Linnamae/James Morgan (VW Polo GTI R5), a 59.5

4º, Javier Pardo/Adrián Perez (Skoda Fabia Rally Evo), a 2m56.3s

5º, Alberto Battistolli/Simone Scattolin (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 3.32.7

6º, Bruno Magalhães/Carlos Magalhães (Hyundai i20N Rally2), a 6.53.3

7º, Martins Sesks/Renars Francis (Skoda Fabia Rally Evo), a 8.55.3

8º, José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroen C3 Raly2), a 9.24.7

9º, Ricardo Teodósio/José Teixeira (Hyundai i20 N Rally2), a 9.29.5

10º, Miklos Csomos/Attila Nagy (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 9.58.6

11º, Pedro Almeida/Mário Castro (Skoda Fabia Rally2 Evo), a 10.19.2

12º Efren Llarena/Sara Fernandez (Skoda Fabia Rally 2 Evo), a 11.33.8

Mais informações:

Homepage

Homepage