
Um facto relevante no arranque da segunda metade da temporada do TCR Ibérico, enquanto para a competição europeia esta será a penúltima das sete jornadas.
O britânico Josh Files (Hyundai i30 N) é o líder destacado do TCR Europa, somando duas vitórias e tem 78 pontos de vantagem face ao alemão Luca Engstler (Hyundai i30 N) e 88 em relação ao francês Julien Briché (Peugeot 308).
Em relação ao TCR Ibérico, Francisco Mora tem colocado em pista a experiência adquirida no TCR Europa ao longo da época passada, em que inclusive, ganhou uma corrida.
O piloto da Veloso Motorsport dominou a primeira metade da época em curso e conquistou três vitórias em quatro corridas. Um erro na primeira corrida de Vila Real ditou a desistência e terá evitado o pleno de triunfos. De qualquer modo, o piloto do Cupra dispõe de uma vantagem de nove pontos em relação ao estónio Robin Vaks (ALM Honda Racing).
A prioridade do líder Francisco MoraFace á dimensão da grelha de partida, Francisco Mora confessa:
»Não sei, exatamente, o que me espera. Aguardo pelos primeiros treinos para dispor de termos de comparação com os pilotos do TCR Europa, mas a minha prioridade é vencer no TCR Ibérico e depois tentar andar o mais à frente possível em termos de classificação geral».
Todavia, o piloto da Veloso Motorsport tem em mente a preocupação de «nunca comprometer o meu campeonato. Para isso, há que evitar os toques e fugir à confusão, especialmente no início, em que há sempre maior nervosismo de todos os intervenientes».
O colega de equipa do piloto do país báltico, Mattias Vahtel, é o 3.º classificado, com, menos 21 pontos. Gustavo Moura é o 4.º classificado a 34 pontos do líder.
«Acredito que com esta nova equipa irei ser, consideravelmente, mais competitivo», sublinhou Gustavo Moura, determinado em «concluir as duas corridas para marcar o máximo de pontos», na estreia no circuito catalão.
O quarteto da frente, em termos classificativos, do TCR Ibérico tem agora oportunidade, no circuito da Catalunha, de medir forças com os melhores valores da Europa.
Entretanto, destaque para três novidades, uma das quais, a participação de Evgeni Leonov, um piloto de 36 anos nascido na Rússia, mas que tem nacionalidade de Malta e compete este ano, no TCR CER de Espanha com um Cupra da equipa Tecnicars Racing Team do país vizinho.
Outras novidades: a estreia no TCR Ibérico do jovem (17 anos) britânico Jack Young (Renault Mégane RS), vencedor do British Renault Clio Cup, e ainda do húngaro Zsolt Dávid Scabó (Hyundai i30N).
Programa
O programa de Barcelona do TCR Ibérico tem início na 6.ª feira (dia 20 de setemrbo), com a realização de duas sessões de treinos livres: 13.15 horas/13.45 horas e 18.05 horas/18.35 horas.
No sábado ((dia 21): Qualificação entre as 11.40 horas e as 12.15 horas.
1.ª corrida (23 minutos + 1 volta: 17.45 horas.