Com a aproximação da temporada de 2022, que irá introduzir uma nova era de automóveis híbridos no Mundial de Ralis (WRC), as equipas vão definindo os seus pilotos. Na M-Sport Ford, o grande anúncio foi a contratação da dupla Craig Breen e Paul Nagle, enquanto a Toyota Gazoo revelou que Esapekka Lappi irá também competir com o Yaris Rally1.

O ano de 2022 assistirá à chegada de regulamentos técnicos completamente novos, com o WRC a avançar para a tecnologia híbrida. Os chassis do tipo ‘spaceframe’, nos quais se integram motores híbridos de 100 kW, proporcionando rajadas de potência adicionais na ordem dos 130 CV ao longo das especiais e combustível 100% sustentável direcionam o desporto para uma fase mais sustentável, mantendo ainda assim a sonoridade dos carros de ralis.

Apostando fortemente nesta nova fase do Mundial de Ralis, a M-Sport Ford irá trocar o Fiesta pelo Puma, apostando na experiência e velocidade de Craig Breen (com a navegação de Paul Nagle) para ajudar a evoluir o Puma Hybrid Rally1. O piloto já experimentou o Puma Hybrid Rally1 num troço de terra, em Cumbria, há algumas semanas, tendo-se confessado impressionando com a mais recente criação da equipa.

“Estou muito feliz e orgulhoso por me juntar à M-Sport Ford World Rally Team com o Paul ao meu lado. Tem sido um longo caminho para nós no Campeonato do Mundo de Ralis, com muitas voltas e reviravoltas, mas foi-nos agora dado um bilhete dourado para conduzir pela mais prestigiada marca do mundo da competição e lutar pelo Campeonato do Mundo de Ralis”, refere Breen.

A carreira a tempo inteiro de Breen como piloto da M-Sport, com o Ford Puma Rally1, começará em outubro, com um teste em Espanha, em diferentes superfícies, antes da sua estreia oficial no Rali de Monte Carlo de 2022. Mais novidades sobre as restantes formações da equipa de pilotos da M-Sport serão anunciadas em devido tempo.

Lappi e Ogier revezam-se na Toyota

Por seu turno, a Toyota Gazoo já tem o seu programa de pilotos completo, com o anúncio de que Esapekka Lappi irá estar ao volante do Yaris Rally1 numa série de eventos, num terceiro carro que será também pilotado por Sébastien Ogier noutros eventos.

Elfyn Evans e Kalle Rovanpera serão os pilotos que terão a responsabilidade de defender as cores da formação nipónica em todos os eventos do campeonato de 2022, tendo assinado novos contratos com a Toyota. Ogier, que lidera atualmente o campeonato de Pilotos, já anunciou que não irá estar presente a tempo inteiro na modalidade, pelo que Lappi irá também pilotar o terceiro carro nas provas em que Ogier não o fizer (ainda não se sabe em quantas provar irá o francês participar). Ao lado de Ogier, porém, já não estará o seu navegador de longa data, Julien Ingrassia, que irá colocar um ponto final na sua carreira no final da atual temporada. No seu lugar estar Benjamin Veillas, que já trabalhou com Ogier em diversos testes.

Para Lappi será um regresso à equipa, tendo feito parte da estrutura na sua primeira temporada no WRC, em 2017, conseguindo mesmo uma vitória no Rali da Finlândia, naquela que foi apenas a sua quarta participação ao mais alto nível. No passado fim de semana, depois de ter estado vários meses ausente, voltou ao WRC com um Toyota Yaris WRC privado, com que conseguiu ficar em quarto lugar no Rali da Finlândia, imediatamente à frente de Ogier.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.