WRC: Rali da Austrália cancelado; Hyundai sela título de construtores

12/11/2019

A última prova do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), o Rali da Austrália, foi cancelado devido aos grandes incêndios florestais que afetaram a região de Nova Gales do Sul, onde a mesma teria lugar.

Os organizadores tomaram esta decisão de recurso em virtude do cenário cada vez mais dramático com os fogos na região próxima daquela onde os participantes do Rali da Austrália irão assentar arraiais, seguindo assim também um desejo das equipas, que assistiam com preocupação à evolução dos acontecimentos.

Depois de terem chegado a considerar uma rota alternativa para o evento, os organizadores do Rali da Austrália optaram pelo cancelamento da prova na tarde de terça-feira (horal local em Coffs Harbour), uma vez que as condições não melhoraram no terreno.

As equipas, como a Citroën, mostraram-se favoráveis ao cancelamento, entendendo a perigosidade da situação.

Com este cenário, nada muda nas classificações dos Mundiais de Pilotos e de Construtores. Entre os pilotos, Ott Tanak já havia garantido o título com o Toyota Yaris WRC, naquele que foi o regresso do construtor nipónico aos cetros, embora seja decisivo no de construtores, uma vez que a Hyundai sagra-se campeã do mundo pela primeira vez, beneficiando dos seus 18 pontos de vantagem sobre a Toyota.