Kalle Rovanpera fez história no Mundial de Ralis (WRC), ao tornar-se no piloto mais jovem de sempre a vencer uma prova do campeonato, terminando em primeiro o Rali da Estónia, naquela que foi a quinta vitória consecutiva da Toyota este ano.

Aos 20 anos e 290 dias, Rovanpera (com o co-piloto Jonne Halttunen ao seu lado) bateu o recorde anterior detido pelo homem que é agora o seu diretor de equipa, Jari-Matti Latvala, que era dois anos mais velho quando venceu o Rali da Suécia em 2008 no momento em que obteve o seu primeiro triunfo.

Apesar de ser um piloto bastante jovem, Rovanpera mostrou uma consistência impressionante, liderando ao longo de 22 das 24 especiais de classificação da prova, conseguindo chegar ao final com quase um minuto de vantagem (59,9s) sobre o segundo classificado, Craig Breen (Hyundai), com o irlandês a mostrar-se a bom nível, mas incapaz de travar a caminhada de Rovanpera para o triunfo.

Ainda assim, terminou à frente do belga Thierry Neuville (Hyundai), que teve ainda de lidar com uma penalização de dez segundos por chegar atrasado a um posto de controlo de tempo na manhã de domingo devido a problemas técnicos no seu i20 WRC.

Já o líder do campeonato, o francês Sébastien Ogier (Toyota), ficou com a quarta posição, lamentando a falta de aderência dos troços da Estónia no primeiro dia de prova quando teve de ser o primeiro na estrada. Apesar de ter terminado fora do pódio, as contas do campeonato acabaram até por sorrir ao atual campeão, uma vez que o segundo classificado, Elfyn Evans (Toyota), ficou em quinto, ou seja, atrás do francês, o mesmo sucedendo na Power Stage (que oferece pontos bónus), na qual foi quarto atrás de Ogier.

A diferença entre os dois é de 37 pontos com vantagem para Ogier, com Thierry Neuville em terceiro, com 96 pontos.